A Educação Integral no município de Indaiatuba tem como principal objetivo a implantação de uma concepção de Educação Integral, que compreenda não apenas a permanência do aluno na instituição educacional, durante o dia todo, mas, também, a realização de atividades que possam reforçar e favorecer a aprendizagem, bem como desenvolver as competências inerentes ao desenvolvimento da cidadania.
A Rede Municipal de Ensino conta hoje com seis Escolas de Educação Básica de Período Integral. Nessas Unidades o aluno, além das atividades que atendem o currículo do ensino fundamental e infantil, participa de diversas atividades extracurriculares em período contrário ao horário de aula, como oficinas de violão, natação, inglês, jogos de raciocínio, práticas de leitura, teatro, música e expressão corporal, artesanato, futebol, ginástica geral e rítmica, prática esportiva e educação ambiental. No horário do almoço, das 12h00 às 13h00 os professores das oficinas acompanham seus alunos orientando-os quanto à alimentação saudável, uso correto dos talheres, postura à mesa e escovação correta dos dentes. Em seguida os alunos participam de um relaxamento e às 13h00 iniciam-se as oficinas.
O horário de funcionamento das escolas é das 7h00 às 16h00. Ao todo são servidas 04 refeições durante a permanência da criança na escola.
Em 2012 iniciou-se a implantação e maiores estudos referente à Lei nº 11738/08 das 16h00 as 17h00 para os professores das oficinas das escolas de período integral, horário reservado ao estudo e ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas com os alunos.
Em 2015 iniciamos o funcionamento da EMEB do Complexo Educacional Parque das Nações que atende cerca de 660 crianças em período integral em dois turnos sendo:
Nas demais escolas de período integral do município as Oficinas são desenvolvidas no horário das 13h00 as 16h00.
Busca transformar emoções, sentimentos, conceitos, valores, significados culturais e sociais em produtos elaborados a partir dos conteúdos, desenvolvendo assim a sensibilidade, percepção, imaginação, a aquisição de vocabulário e de opinião e finalmente a criação, que estabelecerá maior autoconfiança nos alunos.
Busca proporcionar o desenvolvimento de habilidades motoras e a criatividade dos alunos, seu contato com o universo do trabalho informal, experimentando materiais e técnicas que poderão utilizar futuramente na produção de objetos artesanais.
Busca desenvolver habilidades para quem participa trabalhar o equilíbrio, a agilidade, a rapidez, a atenção, a lealdade, o tato, a confiança, a velocidade, a resistência física, a coordenação, a memória, o controle, a força, a observação, a reflexão, a habilidade em situações difíceis, desenvolver a paciência, acrescentar bons hábitos, dividir, socializar.
Busca demonstrar aos alunos o conhecimento básico do folclore brasileiro, envolvendo músicas, danças, histórias, desenhos, brincadeiras de roda e de mãos. Incentivo à leitura dos textos folclóricos que serão trabalhados, para dar continuidade à alfabetização.
Busca incentivar os alunos a usufruir de um momento lúdico movido à fantasia e imaginação; perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural emergente em nossa sociedade; estabelecer o seu espaço e presença no cotidiano contemporâneo; desenvolver habilidades, por meio da observação e prática, que lhe possibilitem contar suas histórias de maneira mais elaborada; criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito à pessoa que se dispõe a falar; dispor-se a conhecer o novo, o diferente; refletir por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive.
Busca desenvolver os aspectos físicos, sociais, cognitivos, afetivos e morais, provocando situações em que a criança possa utilizar seu corpo inteiro e descobrir através de experimentações e vivências, as ações que dele possam emergir.
Busca estimular nossos alunos, quanto à interpretação de histórias; estimular a criatividade para realizar com autonomia a criação de personagens; despertar o prazer estético; aguçar o senso de humor e a leitura crítica; estudar a estrutura do texto em quadrinhos; correlacionar leitura verbal e não verbal; estudar os marcadores do discurso direto (balõezinhos) e do narrador; correlacionar à cultura informal e formal; motivar o desenvolvimento da arte sequencial (sequência dos acontecimentos da história).
Busca ampliar o repertório de movimentos dos alunos, proporcionar a vivência de movimentos ginásticos, adquirir competência para agir autonomamente, valorizar a experiência e diálogo, incentivar a descoberta, a exploração e o conhecimento das regras, desenvolver capacidades físicas, coordenação motora, musicalidade, sensibilidade, responsabilidade, trabalho em equipe.
Busca utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupar-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.
Busca desenvolver no aluno a capacidade de compreender e produzir pequenos enunciados na língua inglesa para que tenha acesso à informação e comunicação; ampliar o conhecimento sobre a linguagem que o aluno construiu na sua língua materna, por meio de comparações com a língua estrangeira; possibilitar que o aluno, ao se envolver nos processos de construir significados na língua inglesa, perceba-se como um ser discursivo no uso de uma língua estrangeira; vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir em outras localidades, possibilitando maior entendimento de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo; reconhecer que o aprendizado de uma ou mais línguas lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do planeta.
Busca desenvolver capacidades psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais, intensificando habilidades espaciais, temporais, de raciocínio lógico, atenção, criatividade, estratégia, investigação, agilidade mental, memória, enriquecimento de vocabulário, etc.
Busca desenvolver capacidades psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais, intensificando habilidades de concentração, autocontrole, autonomia, responsabilidade, canalização da energia física e mental, equilíbrio, agilidade, superação de limites, convívio grupal, disciplina, autoconfiança e resolução de conflitos.
Busca conscientizar os alunos sobre os ganhos de uma alimentação saudável e as vantagens de uma massa corporal equilibrada. Desenvolver desempenho motor, resistência física, flexibilidade, força muscular e densidade óssea, aspectos físicos, sociais e psíquicos contribuindo para que os alunos evoluam tecnicamente em sua inteligência tática, na concentração e agilidade necessárias.
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