A aprendizagem é uma proposta do governo federal, respaldada pela Lei 10.097/2000 que tem por objetivos a inserção de jovens no mercado de trabalho, a ampliação da capacitação profissional e o incentivo à conclusão do ensino obrigatório.
São considerados programas de aprendizagem os projetos validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. As instituições autorizadas a trabalhar com os programas de aprendizagem são as do Sistema S, Escolas Técnicas e ONGs que tenham por objetivo a capacitação profissional, desde que tenham seus projetos cadastrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município. Os programas devem conter aprendizagem teórica, ministrada por uma das instituições acima citadas e aprendizagem prática realizada em conformidade com o curso teórico nas dependências da empresa contratante.
Pode ser aprendiz aquele jovem com idade entre 14 e 24 anos que estiver em busca do 1º emprego. Este limite de idade não é estabelecido no caso de contratação de pessoas com deficiência.
O contrato é firmado entre três partes: empresa, aprendiz e responsável legal (se menor) e instituição qualificadora. O contrato é por prazo determinado, estabelecido pelo programa de aprendizagem da instituição qualificadora, e não pode ser renovado. Ao final do contrato, o empregador fica isento do pagamento de aviso prévio e multa rescisória.
As instituições autorizadas pelo Ministério do Trabalho em Indaiatuba são:
Antes de contratar um aprendiz para a sua empresa, é importante conhecer a legislação atual sobre o assunto, portanto, obtenha o Manual da Aprendizagem através do link: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A31190C1601311F8633B62F14/manual-aprendizagem-MTE-web2.pdf
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702
© Prefeitura Municipal de Indaiatuba