A-
A+

Engenharia

 

Audiência Pública

Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Indaiatuba - PDMUS

Em atendimento aos requisitos da Lei de Mobilidade Urbana, Lei Federal 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana, a PMI está elaborando o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Indaiatuba – PDMUS. De acordo com a referida Lei, o Plano de Mobilidade Urbana deverá ser integrado ao Plano Diretor Municipal.

A metodologia de elaboração do PDMUS de Indaiatuba segue os padrões sugeridos pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

Para a validação da formulação das diretrizes a serem incorporadas ao PDMUS a PMI está convidando os cidadãos de Indaiatuba para participar de uma Audiência Pública na qual serão apresentados os principais aspectos dos diagnósticos setoriais elaborados e as respectivas diretrizes. Nessa audiência os cidadãos poderão apresentar suas sugestões para serem analisadas e incorporadas ao PDMUS.

O PMDUS está sendo elaborado desde maio de 2015 envolvendo levantamentos de dados, diagnósticos e formulação de diretrizes associadas aos seguintes temas principais:

  • Tema 1: Aspectos de desenvolvimento urbano e de mobilidade urbana de Indaiatuba
  • Tema 2: Diagnóstico e diretrizes para o sistema viário e trânsito
  • Tema 3: Diagnóstico e diretrizes para o sistema de transporte coletivo
  • Tema 4: Diagnóstico e diretrizes para o transporte não motorizado (mobilidade a pé e por bicicleta)

Quanto aos aspectos de desenvolvimento urbano e de mobilidade urbana (Tema 1), serão apresentados os principais resultados de pesquisas de origem e destino de viagens na cidade com os indicadores de mobilidade urbana vigentes. Serão abordados também, aspectos relacionados com a inserção regional de Indaiatuba na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e na Macrometrópole Paulista (MMP).

Quanto ao diagnóstico e diretrizes para o sistema viário e trânsito (Tema 2) serão apresentadas diretrizes para a expansão organizada da rede viária da cidade em consonância com os vetores de expansão urbana.

Quanto ao diagnóstico e diretrizes para o sistema de transporte coletivo (Tema 3), será apresentado o diagnóstico da rede de ônibus do sistema municipal assim como diretrizes para racionalização dessa rede envolvendo reestruturação de linhas, reposicionamento de terminais, integração tarifária, entre outros.

Quanto ao diagnóstico e diretrizes para o transporte não motorizado (Tema 4) serão apresentadas análises sobre a acessibilidade e as condições para os deslocamentos à pé com propostas para organização da circulação em áreas centrais e polos locais da cidade. Quanto ao modo cicloviário serão apresentadas diretrizes de expansão da rede existente de ciclofaixas e ciclovias e de melhoria da segurança para esse meio de transporte.

A Audiência Pública de acompanhamento do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Indaiatuba – Fase de Diagnóstico e Formulação de Diretrizes será realizada no Auditório da PMI no dia 29 de Abril a partir das 8:30 hs.

Programação da Audiência:

  • Das 8:30 às 9:00 – Inscrições
  • Das 9:00 às 9:10 hs – Abertura pela autoridade municipal
  • Das 9:10 às 10:30 hs – Apresentação dos aspectos de diagnóstico e proposição de diretrizes para o PDMUS
  • Das 10:30 às 11:30hs – Abertura para solicitação de esclarecimentos e apresentação de sugestões dos participantes
  • Das 11:30 às 12:00 hs – Fechamento e definição de próximos passos

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba