A-
A+

Cultura

 

Parques e Praças



icone Roteiro Parques e Praças

Na cidade que é conhecida como exemplo de qualidade de vida, não dá para deixar de fora um paseio pelos seus parques e praças. Conheça as praças com suas singularidades, o famosos Parque Ecológico, que se destaca nacionalmente por ser um dos maiores em extensão linear do país e o Paque do Mirim com entretenimento para toda família. Renove sua energia com o ar puro desses lugares!

A pé: 4 Km - 4h de roteiro

Bicicleta: 4 Km - 2h de roteiro

Carro: 6 Km - 1h de roteiro






Praça Leonor de Barros Camargo

A Praça Leonor de Barros Camargo se destaca pela importância religiosa, arquitetônica e comunitária que teve no desenvolvimento de Indaiatuba ao longo da história. Ela integra o projeto urbano típico das cidades do século XIX, conhecido por seus traçados quadriláteros feitos.

Endereço: Praça Leonor de Barros Camargo, s/nº, Centro.






Praça Prudente de Moraes

Conhecida como "praça dos bancos", por ser rodeada de agências bancárias e como "praça do coreto", por contar com um dos únnicos da cidade, essa praça já abrigou em seu centro um prédio da época imperial onde funcionava a Prefeitura, a Câmara e a cadeia do município. Porém, o mesmo foi demolido na época em busca da "modernidade e progresso".

Endereço: Praça Prudente de Moraes, s/nº, Centro.






Praça Rui Barbosa

No antigo Largo das Caneleiras, onde os tropeiros faziam a sua primeira parada quando chegavam na cidade, hoje está a Praça Rui Barbosa, conhecida popularmente como "praça dos peixes", por abrigar um pequeno lago em seu centro com peixes e tartarugas. Atualmente na praça é realizada a feira de artesanatos, uma das principais manifestações culturais da cidade, sendo um dos locais onde a população costuma levar as crianças por causa do lago e do parquinho.

Endereço: Praça Rui Barbosa, s/nº, Centro.






Praça Dom Pedro II

A Praça Dom Pedro II foi berço da vida estudantil de Indaiatuba a partir da década de 30, sede da antiga Escola Estadual Randolfo, onde todas as crianças queriam estudar. Atualmente, conhecida como a "praça dos ônibus", é o coração da região central, por onde os moradores transitam diariamente.

Endereço: Praça Dom Pedro II, s/nº, Centro.






Parque Ecológico

Planejado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, o Parque Ecológico, inaugurado em 1992, é um dos mais importantes parques urbanos da cidade, onde ocorrem desde práticas esportivas até manifestações culturais. O parque, dividido em temáticas, conta com ciclovia, pedalinhos, parquinho infantil e lanchonetes, o que o torna um atrativo singular para os moradores e visitantes.

Endereço: Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 1418, Jardim Adriana.






Parque do Mirim

Construído ao redor da barragem do Rio Capivari-Mirim, o parque é uma área de preservação ambiental onde o lazer e as práticas esportivas acontecem de maneira educativa. O parque é conhecido por incentivar vários tipos de atividades de lazer, como pedalinho, pesca, quadras poliesportivas, parquinho infantil, ciclovia e academia para terceira idade.

Endereço: Estrada Dr. Rafael Elias José Aun, s/nº, Mirim.

Funcionamento: diariamente, das 6h às 20h

Site: saae.sp.gov.br/parque-do-mirim/






Mapa do Roteiro "Parques e Praças"



Mapa do Roteiro de Parques e Praças de Indaiatuba

Roteiro "Parques e Praças". Criado e disponibilizado no Google My Maps. (Ana Amélia Soares Leite)





Voltar ao topo da página

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba