A-
A+

Cultura

 

Cursos

Cultura para Todos

A Secretaria de Cultura realiza mais de 10 horas de arte diária. O objetivo é oferecer de forma gratuita e pontual, conceitos, iniciação e aperfeiçoamento cultural que hoje podem ser encontrados nas 15 oficinas culturais, envolvendo 3 mil alunos, além dos diversos cursos e workshops, que colaboram para a ampliação do conhecimento, promovem a troca de experiências e abrem portas para integração entre futuros artistas e profissionais estabelecidos, respeitados e com trabalhos premiados. As inscrições para as oficinas ocorrem geralmente na segunda quinzena de janeiro.

Argila
Argila

Para participar da oficina de argila a idade mínima é de 6 anos. O curso ensina trabalhos manuais com argila pura, fazendo com que o aluno possa unir a técnica de montar peças a uma terapia.

Brinquedoteca

Para a brinquedoteca os interessados devem ter de 8 a 12 anos. O curso pretende sensibilizar a criança para as diversas linguagens artísticas, com a finalidade de criar e resgatar brinquedos e brincadeiras.

Coral Adulto

No coral adulto a idade mínima é de 18 anos. Essa oficina desenvolve a sensibilidade artística, usando como meio específico o canto coral. Busca-se através da voz, promover uma maior integração entre os componentes.

Desenho Infantil

Desenho infantil é voltado para crianças de 7 a 14 anos. Propõe o aprimoramento do aluno em relação às técnicas corretas de desenho, uso de material e aptidão pela arte, através de exercícios e atividades relacionadas com o interesse da criança.

Pintura em Tela

Para a oficina de pintura em tela os interessados devem ter mais de 16 anos. Nessa oficina os alunos têm a oportunidade de desenvolverem sua sensibilidade e seu potencial de criatividade, através das diversas técnicas nas áreas de desenho e pintura.

Artes Plásticas
Artes Plásticas

Nas oficinas de artes plásticas são ministrados cursos de desenho, pintura e história da arte. É possível se inscrever nas turmas para iniciantes, intermediários e para pessoas que estiverem em contato com a arte a mais de três anos:

Desenho - curso livre empreendendo várias técnicas: carvão, pastel, grafite, etc. Aberto para iniciantes e experientes.

História da Arte - curso teórico incluindo todos os meios de expressão artística do século XX. Durante o curso são realizadas visitas às exposições em São Paulo e região.

Pintura em tela - curso dividido em turmas: do 1º ao 3º ano. Os alunos terão condições de riscar suas próprias telas, criar cores, desenvolver projetos individuais.

Teatro

Para fazer teatro é preciso ter mais de 11 anos. Respeitando a faixa etária, o inscrito fará parte de um dos quatro grupos: o infantil, com crianças de 11 a 13 anos, o juvenil, de 14 a 17, o adulto, com pessoas entre 18 e 45 anos, e a terceira idade, com alunos acima de 45 anos. No teatro infantil, o objetivo é englobar a criança ao meio social como ser pensante, ciente de seus direitos e responsabilidades. A oficina trabalha o relacionamento social, espontaneidade, imaginação, observação e percepção. Já nos demais grupos, a proposta é promover a integração do grupo, desinibição, improvisação, construção de cenas, montagem de espetáculo, enfocando a criação de personagens.

Viola Caipira
Viola Caipira

Para maiores de 10 anos a Secult oferece ainda a oficina de viola caipira. Os integrantes desse curso têm a oportunidade de participar do resgate da música de raiz. É necessário que os interessados possuam seu próprio instrumento.

Violão

Estão aptas a participar da oficina de violão as pessoas com mais de 10 anos. O curso compreende aulas teóricas e práticas, despertando a musicalidade de cada um.

Grafitagem

Na oficina de Grafitismo as aulas são divididas em história do Graffiti e desenho (parte prática), para turmas com no máximo 20 alunos. É necessário ter no mínimo 12 anos.

Dança
Dança

Para se inscrever na oficina de dança é preciso ter no mínimo 8 anos. São vários grupos de acordo com a faixa etária.

Projeto Guri
Projeto Guri

Os alunos do Projeto Guri têm entre 8 e 19 anos e recebem aulas semanais teóricas e práticas de música, com o objetivo de compor orquestras, corais e conjuntos musicais. O projeto Guri é um dos mais ativos e importantes projetos sócio-culturais do país. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1995 e atualmente atende cerca de 22 mil crianças em 101 pólos implantados na Capital e no Interior do Estado de São Paulo. Em Indaiatuba, é desenvolvido desde 1997, em parceria com a Secult e possui 400 alunos e sete professores.

Os cursos são:

  • Canto Coral

E de instrumentos:

  • Violino;
  • Viola;
  • Violoncelo;
  • Violão;
  • Flauta;
  • Saxofone;
  • Trumpete;
  • Clarinete;
  • Trombone;
  • Percussão;
  • Contrabaixo.

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba