Comunicação

 

Notícias

Saae inicia ciclo 2026 do programa "Na trilha das águas" com alunos da rede municipal

Com 17 anos de história, o programa já teve a participação de mais de 30 mil alunos

24/03/2026 11:58h

Compartilhar Postar

Crianças com camisetas azuis do projeto EducaÁgua estão sentadas de costas, ouvindo educadora em pé diante de grande painel azul. O painel mostra desenho do planeta Terra, textos sobre água doce ser recurso limitado e porcentagens de água salgada e doce. Ambiente interno claro, com piso bege e lixeira preta ao lado. Fim da descrição.

O “Na Trilha das Água” faz parte do programa “Educa Água”

#PraTodosVerem: Crianças com camisetas azuis do projeto EducaÁgua estão sentadas de costas, ouvindo educadora em pé diante de grande painel azul. O painel mostra desenho do planeta Terra, textos sobre água doce ser recurso limitado e porcentagens de água salgada e doce. Ambiente interno claro, com piso bege e lixeira preta ao lado. Fim da descrição.

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) dá início, neste mês de março, ao ciclo 2026 do programa "Na Trilha das Águas", parte do programa “Educa Água”, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ação leva alunos do quinto ano da rede municipal de ensino ao Museu da Água para uma experiência única de lazer, aprendizado e contato direto com a natureza. Desde 2009, mais de 30 mil pessoas já participaram dessa iniciativa que reforça o compromisso da autarquia com a conscientização ambiental na comunidade indaiatubana.

Na visita, os estudantes exploram todo o acervo do Museu, como a sala histórica, exposição interativa e uma nova exposição inaugurada no ano passado, que traz conteúdos sobre a distribuição de água no mundo e os impactos do desperdício e da poluição. Depois, percorrem a trilha ecológica até uma nascente de água cristalina, onde conhecem a mata ciliar, a fauna e flora locais. Essa imersão na vegetação nativa desperta nas crianças um senso de responsabilidade ambiental valorizando a importância da preservação do meio ambiente.

A excursão termina com um lanche na área externa do Museu, sob as árvores. Todas as atividades são acompanhadas por monitores especializados que garantem uma visita didática, esclarecedora e segura. O programa combina teoria e prática para formar cidadãos conscientes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

Com iniciativas como o "Na Trilha das Águas", o Saae demonstra que seu papel vai além do abastecimento de água. A autarquia investe na educação ambiental para criar uma geração comprometida com o planeta. Cada criança que vive essa experiência leva lições valiosas para sua família e comunidade.

O Museu da Água está aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 16h, com permanência até 17h. Para mais informações, acesse museudaagua.sp.gov.br.

#PraTodosVerem: Crianças com camisetas azuis do projeto EducaÁgua estão sentadas de costas, ouvindo educadora em pé diante de grande painel azul. O painel mostra desenho do planeta Terra, textos sobre água doce ser recurso limitado e porcentagens de água salgada e doce. Ambiente interno claro, com piso bege e lixeira preta ao lado. Fim da descrição.

 

  • Redator(es): Matheus Kleim
  • Foto: DCS/Saae
  • Release N.º: 291

Notícias relacionadas

Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - 13331-900 | Mapa do Site

Prefeitura de Indaiatuba

Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - 13331-900