Comunicação

 

Notícias

Clube do Livro Estante Queer inicia atividades na Biblioteca Municipal Antônio Modanesi

Literatura, diversidade e diálogo dia 07 de fevereiro

29/01/2026 10:27h

Compartilhar Postar

Clube do Livro Estante Queer inicia atividades na Biblioteca Municipal Antônio Modanesi

Encontro inaugural do Clube do Livro Estante Queer acontece no dia 7 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Cultura promove no dia 7 de fevereiro, às 9h, o primeiro encontro do Clube do Livro Estante Queer, que será realizado na Biblioteca Pública Municipal Antônio Modanesi. A iniciativa inaugura um novo espaço dedicado à leitura, ao diálogo e à valorização da literatura produzida por autores LGBTQI+.

A obra escolhida para a edição de estreia é A palavra que resta, do escritor Stênio Gardel. O livro conta a história de Raimundo, um homem de 71 anos que decide aprender a ler e escrever. Criado na zona rural, ele não teve acesso à escola, pois desde cedo precisou ajudar o pai no trabalho da roça. Anos depois, distante da família e da vida no sertão, Raimundo guarda como única ligação com o passado uma carta recebida há mais de cinquenta anos de Cícero, que partiu sem deixar vestígios, exceto a mensagem que ele nunca conseguiu ler.

O encontro será mediado por Samir Daher, professor e mediador de leitura formado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Segundo ele, a proposta é ampliar o acesso à literatura e incentivar a troca de experiências entre os participantes. “A literatura é uma ferramenta poderosa e transformadora de laços e sentidos sociais. Qualquer pessoa interessada em livros, histórias e boa conversa pode participar do encontro, mesmo quem ainda não leu o livro. É só chegar e participar”, destaca o mediador.

Além do encontro inaugural, o Clube do Livro Estante Queer já tem programação definida para os meses seguintes. Em março, abril, maio e junho, serão debatidas as obras Amora, de Natália Borges Polesso; Trinta segundos sem pensar no medo, de Pedro Pacífico; Elas marchavam sob o Sol, de Cris Judar; e Quinze dias, de Vitor Martins. A biblioteca também recebe, a cada dois meses, os encontros do projeto Leia Mulheres Indaiatuba.

De acordo com a bibliotecária-chefe Analma Queiroz Moura, a proposta reforça o papel da biblioteca como espaço de convivência cultural. “Nós percebemos que há diversos grupos e clubes de literatura na cidade e é muito positivo que esses encontros ocorram aqui na biblioteca. Para este ano, pretendemos reforçar e consolidar essas parcerias e trazer outras atividades literárias e culturais que atendam a toda a população de Indaiatuba e região”, afirma.

Serviço
Clube do Livro Estante Queer
Data: 7 de fevereiro (sábado)
Horário: 9h
Local: Biblioteca Pública Municipal Antônio Modanesi – Rua das Primaveras, 450
Entrada gratuita

 

  • Redator(es): Geórgia Dal Ri e Couto
  • Foto: Divulgação
  • Release N.º: 76

Notícias relacionadas

Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - 13331-900 | Mapa do Site

Prefeitura de Indaiatuba

Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - 13331-900