Prefeitura instala iluminação LED em mais um trecho da alameda José Amstalden

07/04/2020 09:16h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Prefeitura instala iluminação LED em mais um trecho da alameda José Amstalden

A Secretaria de Obras e Vias Públicas concluiu a instalação de mais 34 luminárias do modelo LED na alameda José Amstalden, no trecho de saída do Jardim Europa até a rotatória na confluência com a rodovia João Ceccon. Em 2018, após a duplicação desse trecho da alameda, a Prefeitura já havia instalado 22 pontos de LED na via. Com o reforço concluído na semana passada, a alameda passa a ser iluminada com 56 lâmpadas do novo modelo, com potência de 100w.

O secretário de Obras, Robenilton Oliveira Lima, explicou que o reforço de iluminação da José Amstalden foi feito com o reaproveitamento dos postes retirados da avenida Ário Barnabé, que passa por uma obra de requalificação. “A pedido do prefeito Nilson Gaspar, nossa equipe da serralheria adaptou 17 postes para acompanhar o padrão que já existia na alameda, e instalou duas luminárias em cada um deles. A equipe de Elétrica fez a instalação dos novos postes no local e, dessa forma, conseguimos deixar esse trecho da José Amstalden totalmente iluminado com LED”, completou.

A Administração Municipal também mantém contrato com a empresa Engelux e dá andamento ao projeto de deixar a cidade muito mais iluminada e segura para a população. Em 2019 foi concluída a instalação e substituição de mais de 4 mil pontos de iluminação pelo modelo LED, que atendeu as principais praças e avenidas da cidade e alguns bairros inteiros, como a Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap I, II e III), os jardins Tancredo Neves e Oliveira Camargo. No primeiro semestre deste ano as ruas de mais dez bairros terão 100% de iluminação LED. O Jardim Santa Cruz e a Vila Costa e Silva tiveram 100% das ruas iluminadas nas últimas semanas. O Jardim Califórnia, Jardim Tropical e Jardim Morada do Sol também integram a lista dos bairros que serão beneficiados.

Além de oferecer mais segurança à população, o município ainda ganha com a economia de energia. Segundo dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), esse modelo de lâmpada é mais econômico porque sua eficiência luminosa é maior do que as outras lâmpadas. Isso significa que gasta menos energia para gerar a mesma iluminação. As LED podem durar pelo menos 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e quatro vezes mais do que as fluorescentes compactas, dependendo do modelo.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno