A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura comemora aniversário de Indaiatuba com sessão solene e inaugurações

Inauguração do final do Parque será domingo (08), com show de Edson & Hudson
03/12/2019 11:48h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Prefeitura comemora aniversário de Indaiatuba com sessão solene e inaugurações

O fim de semana será de festa em Indaiatuba. Nas comemorações do aniversário de 189 anos da cidade estão a tradicional sessão solene, que será realizada na manhã de sábado (07), e a inauguração do final da urbanização do Parque Ecológico com o show da dupla Édson & Hudson, no domingo (08). A missa em Ação de Graças pelo aniversário e pelos 189 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Candelária será celebrada também no dia 08, às 18h30, na Matriz. Na segunda-feira (09), o prefeito Nilson Gaspar fará a entrega oficial da obra de reforma geral do prédio do Derefim, que foi todo remodelado.



Sessão Solene

A sessão solene em comemoração ao aniversário da cidade será realizada sábado, a partir das 8h30, no Auditório do Paço Municipal. Na ocasião, o prefeito entregará a Medalha João Tibiriçá Piratininga e do título de Funcionário Padrão da Prefeitura, autarquias e fundações.

A medalha João Tibiriçá Piratininga é a maior comenda da municipalidade e este ano será entregue ao fundador e presidente da Comunidade Terapêutica Farol, Elton Oliveira. A indicação do homenageado foi feita pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e aprovada pelo Executivo Municipal. A Comunidade Farol funciona como alojamento para os moradores de rua do município e atende homens e mulheres. Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com a proposta de resgatar a integridade do ser humano e oferecer a oportunidade de reintegrá-lo à sociedade.

A medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. O objetivo é homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município de Indaiatuba.

O título de Funcionário Padrão da Prefeitura deste ano será do assistente de serviços administrativos Maurício Batista da Silva, 34, da Secretaria de Negócios Jurídicos. Ele ingressou na Prefeitura em 2001, aos 15 anos de idade, como Patrulheiro, sendo efetivado como funcionário público concursado em 2005, no cargo de auxiliar de serviços. Em 2008 passou em um novo concurso para o cargo atual. É técnico em Gestão Empresarial pela Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Max Planck e, atualmente, cursa Direito na Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio).

No Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), o título de Funcionário Padrão foi para a assistente administrativa Akemi Miyabayashi, 36, que trabalha no departamento de Leitura da autarquia. Ela ingressou no Saae em 2003 e nos 16 anos de carreira prestou serviços como assistente administrativa em vários departamentos como Atendimento, Contabilidade e de Leitura, onde está há 10 anos.

A agente de administração e serviços Maria de Lourdes Peixoto Parra, 70, foi a escolhida pela Fiec para receber o título de Funcionária Padrão 2019. Voltou a estudar depois de ter criado os três filhos e se formou Técnica em Enfermagem e Segurança do Trabalho. Lurdinha, como é conhecida, ingressou na Fundação em 2009 depois de ser aprovada no concurso público para o cargo que ocupa até hoje.

Para concorrer ao título de Funcionário Padrão é necessário ser funcionário efetivo com pelo menos três anos de exercício. Na Prefeitura Municipal o número de candidatos ao título em cada secretaria é proporcional ao número de funcionários lotados. Após uma eleição prévia por meio de votação dos funcionários de cada secretaria, os currículos dos selecionados são analisados por uma comissão julgadora, que define o vencedor. As autarquias e fundações realizam seu próprio processo interno de eleição e seleção do vencedor.



Show Edson & Hudson

A cerimônia de inauguração do trecho final do Parque Ecológico será domingo (08), com início a partir das 18h. O grande momento da festa será o show com a dupla Edson & Hudson. Na programação do evento também estão a animação do Koringa e os shows de Maurício e Mauri e Keké Oliveira.

Com essa inauguração, o prefeito Nilson Gaspar conclui a urbanização do mais importante parque urbano do município. A urbanização do espaço de lazer projetado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake foi iniciada em 1992 e intensificada a partir de 1997, quando o atual prefeito comandava a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

O trecho final do Parque Ecológico está localizado na rua Martinho Lutero, entre o Jardim Morada do Sol e o Jardim Paulistano e abrange cerca de 15 mil metros quadrados. Todas as atrações do Parque estão instaladas no entorno de três lagos, entre elas um campo de futebol oficial com vestiários, uma quadra poliesportiva, meia quadra de basquete em dois locais, playground, pista de caminhada e cerca de 3,4 quilômetros de ciclovia. O estacionamento foi projetado para ser convertido em um espaço para eventos, como vai acontecer no show de inauguração.

A mina de água foi protegida e foram realizados plantios de árvores no local, além de um projeto de paisagismo. O espaço terá, ainda, uma casa de zeladoria para garantir a manutenção do campo de futebol e dos vestiários.

Os trabalhos foram iniciados no final de 2018 com as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de Obras e Vias Públicas, em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que participou da readequação topográfica e da formação dos lagos.



Derefim

Na segunda-feira (09), dia do aniversário da cidade, o prefeito fará a entrega oficial do prédio do Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental), que passou por uma reforma geral e foi todo remodelado. A cerimônia de entrega da obra será realizada às 08h, com a presença de autoridades locais.

A obra foi realizada pela equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas, com recursos próprios, para oferecer mais conforto e comodidade aos pacientes atendidos pelo serviço. O prédio passou por adequações de todos os espaços internos, troca de pisos e revestimentos, troca de telhado e calhas, instalação de forros de gesso e manutenção hidráulica e elétrica. Também foram realizadas mudanças na fachada, construção de nova rampa de acesso e pintura geral.

O Derefim é um serviço ligado à Secretaria de Saúde voltado ao tratamento nas áreas de reabilitação física, auditiva e intelectual, localizado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 6271, no Jardim Morada do Sol. Além da realização de serviços e abertura de processos para órteses e próteses, o local também oferece consultas nas especialidades de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, serviço social e visitas domiciliares

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 860

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba