Novos cadastros do Ecobike devem ser realizados somente nas estações do projeto

Sistema online foi desativado para simplificar a inscrição
12/11/2019 15:43h

Foto: Arquivo RIC/PMI
Novos cadastros do Ecobike devem ser realizados somente nas estações do projeto

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente informa que os novos cadastros de usuários do Projeto Ecobike deverão ser realizados diretamente em uma das quatro estações disponibilizadas no município. São duas estações no Parque Ecológico, uma em frente à Prefeitura, no Jardim Esplanada II, e outra em frente à sede da Guarda Civil, no Jardim Morada do Sol, além de uma estação na Praça D. Pedro, no Centro, e uma na Praça do Cato, na Cecap. Inaugurado em 2012, o projeto disponibiliza o empréstimo gratuito de bicicletas ecológicas para utilização da população.

Para se cadastrar, os usuários devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade, mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.

O secretário da pasta, Leandro Dias de Souza, explicou que a opção de cadastro online pelo site da Prefeitura foi desativada para simplificar o processo. “Antes, o usuário fazia o cadastro no site da Prefeitura e tinha que validá-lo pessoalmente na estação escolhida, com a apresentação de documentos. Agora ele vai direto na estação e faz tudo de uma vez”, justificou. “Também substituímos o sistema que era utilizado para o registro e controle dos cadastros e empréstimos, que era de uma empresa terceirizada. Estamos utilizando um sistema próprio, que foi desenvolvido pelo Departamento de Informática da Secretaria de Administração”, completou.

O Projeto Ecobike disponibiliza gratuitamente 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, mais 10 bicicletas com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças, e outras cinco bicicletas duplas. Além do incentivo à prática esportiva, o projeto também tem a proposta de facilitar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Atualmente o projeto conta com 15.542 cadastrados e desde a inauguração, em julho de 2012, já foram registrados cerca de 88 mil empréstimos.

Serviço:

Horário de funcionamento do Ecobike

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h - todas as estações.

Sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h – somente as estações da Prefeitura e da Guarda Civil.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno