A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Campanha Nacional de Vacinação seletiva contra o sarampo começa em Indaiatuba

Dia D, de mobilização, será no sábado dia 19 das 8h às 17h
07/10/2019 17:21h


Foto: Arquivo- Laís Fernandes RIC/PMI
Campanha Nacional de Vacinação seletiva contra o sarampo começa em Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde participa da Campanha Nacional de Vacinação Seletiva Contra o Sarampo que começa na segunda-feira (7) e segue até o dia 25 de outubro. O Dia D, de mobilização será no sábado dia 19 em seis pontos da cidade. A vacina será aplicada nas crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade. Todas as Unidades de Saúde estão aptas para aplicar a vacina de segunda a sexta-feira no horário da sala de vacinas, basta comparecer com a carteirinha de vacinação.

“Neste primeiro momento, o foco são as crianças que ainda não foram vacinas, nossa cidade tem uma pequena parcela que ainda não recebeu a vacina, mas queremos que todas nossas crianças fiquem imunes ao sarampo, pois só assim conseguiremos eliminar essa doença novamente, por isso contamos com a ajuda da população para verificar a carteirinha de vacinação e atualizá-la se for necessário”, comenta a secretária de Saúde, Graziela Garcia. Em novembro, de 18 a 30, a campanha contra o sarampo será destinada aos adultos jovens não vacinados de 20 a 29 anos de idade.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente: tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.



LOCAIS DE VACINAÇÃO NO DIA D – 19/10 DAS 8H ÀS 17H



- PRAÇA DOM PEDRO I

- PRAÇA DO CATO

- UBS 7 - MORADA DO SOL

- PSF PQ. COROLLA

- UBS CAMARGO ANDRADE

- UBS JD. MARITACAS



  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 713

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba