Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021

03/10/2019 15:01h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021

Indaiatuba passou a integrar recentemente o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, concedido pelo Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo. O reconhecimento foi atribuído ao município por conta do Circuito das Frutas, do qual, além de Indaiatuba, também fazem parte as cidades de Atibaia, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pelo Ministério do Turismo e incluídas entre os destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. O Circuito das Frutas foi criado em 2002 com o intuito de integrar os municípios da região que têm em comum a grande produção de frutas, entre elas uva, caqui, figo, goiaba, morango, acerola, pêssego, entre outras. Outro objetivo é fortalecer o turismo rural entre as cidades.

De acordo com o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Indaiatuba é a terceira cidade do Estado de São Paulo na produção de uva de mesa, com 5.328,060 toneladas, sexto do Estado na produção de goiaba, com 5.538,850 toneladas, e sétimo na produção de acerola, com 230.500 toneladas.

Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro os municípios precisam cumprir alguns requisitos, como; possuir e apresentar legislação comprovando a existência do órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo (Secretaria, Setor, Departamento, entre outros); destinar dotação para o turismo na lei orçamentária atual; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo; entre outros.

FESTA DAS FRUTAS E HORTALIÇAS

Como forma de promover e estimular a agricultura local e regional, o Sindicato Rural de Indaiatuba com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria de Cultura, promovem a Festa da Frutas e Hortaliças, que já está na sua sexta edição.

Este ano a festa aconteceu em abril e contou com agricultores da região expondo e vendendo legumes, verduras, frutas e hortaliças, além de stands de empresas ligadas ao setor agropecuário apresentando seus produtos e maquinários. A festa das frutas também contou com diversas atrações culturais, além de área de artesanato e praça de alimentação.

FESTIVAL DE INVERNO

Durante o primeiro Festival de Inverno de Indaiatuba, realizado em julho deste ano na cidade, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a Alameda do Produtor Rural, espaço criado pelo Departamento de Turismo como forma de promover a agricultura local. O Festival reuniu ainda atrações artísticas, músicos, apresentações de dança e arte culinária.

• Redator(es): Darlene Ribeiro