Abertura e premiação do Salão de Artes Visuais de Indaiatuba acontece nesta quinta-feira (03)

Exposição acontece no período de 03 a 18 de outubro
02/10/2019 15:07h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Nesta quinta-feira (03) a Secretaria Municipal de Cultura realiza a cerimônia de abertura e premiação do 5º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba. Promovido pela Prefeitura de Indaiatuba, o salão é um espaço anual para exposição e premiação dos artistas plásticos locais, nas diferentes modalidades das artes visuais. O evento é aberto ao público e será iniciado às 19h30 na Secretaria de Cultura, situado na Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompéia.

Neste ano foram recebidas 92 inscrições para o salão sendo 36 em fotografia, 31 em pintura, 17 em escultura, 5 em desenho e 3 em instalação. Desse total 15 foram desclassificados por não estarem de acordo com o regulamento da mostra. Ao todo 72 artistas se inscreveram no concurso (cada pessoa poderia inscrever até três obras por modalidade). As inscrições foram efetivadas no período de 23 de agosto a 30 de setembro.

A comissão julgadora formada por artistas e críticos da área definirá as três obras mais relevantes de cada uma das categorias, cujos artistas receberão certificados e premiação em dinheiro nos valores de R$ 3 mil para o primeiro colocado, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro lugar.

COMISSÃO JULGADORA

Celso Luiz Falaschi é o Curador do 5º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba. Além de produtor cultural, Celso é coordenador do Curso de Pós-Graduação em Arteterapia da Faculdade Vicentina – Integrarte, polos de Curitiba e Belo Horizonte e professor do mesmo curso nos polos de Campinas, São Paulo e São José dos Campos. É autor de vários livros nas áreas de Arteterapia, Criatividade e Comunicação, atuando como palestrante em congressos nacionais e internacionais das três áreas.

Ana Kátia Braga - Artista plástica e arteterapeuta, com graduação em Física pela Universidade de Campinas (Unicamp). Dedica-se à pintura desde 2005, tendo seus quadros expostos em galerias particulares e oficiais no Brasil e Nova Iorque (Estados Unidos). Foi jurada do 4º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba (2018). Atualmente desenvolve pesquisas em Pintura e Inteligência Artificial.

Selma Barbosa Lima - Produtora Cultural com experiência na coordenação dos projetos de Mapeamento das Vocações e Atividades Artísticas nas Regiões do Estado de São Paulo, Mapa Cultural Paulista, Revelando São Paulo e Projeto Ademar Guerra. Atua na coordenação de políticas públicas culturais de museus e arquivos da capital e interior.

Hamilton Rosa Jr. - É formado em jornalismo, mas faz sua carreira como produtor, diretor, roteirista e fotógrafo há 15 anos. Veio para o cinema, depois de uma longa vivência no mercado publicitário, no qual dirigiu mais de 300 comerciais. Também é professor de Semiótica, Fotografia e História do Cinema no MIS Campinas e na Rabeca Cultural, em Sousas. Atualmente dá assistência de direção no longa "O Último Gol" (2019), de Luiz Humberto Siqueira, produção do curta "Isabel" (2019), de Flávio Carnielli, e está preparando a produção de seu quinto curta-metragem, "Atriz".

• Redator(es): Darlene Ribeiro