Projeto Horta na Escola é desenvolvido em quatro unidades escolares municipais

10/07/2019 16:26h

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI
Projeto Horta na Escola é desenvolvido em quatro unidades escolares municipais

Alunos da Emeb Prof. Wladimir Olivier realizaram no dia 1 de julho a colheita dos vegetais produzidos pelo projeto “Horta na Escola”. A ação é desenvolvida como atividade de contraturno em quatro escolas municipais, são elas: Emebs Profº Wladimir Olivier, Padre Joaquim Aparecido Rocha, Profº Antonio Luiz Balaminuti e Profº Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro. O objetivo é estimular a alimentação saudável e ensinar noções sobre o cultivo das hortaliças.

O projeto é desenvolvido com apoio das Secretarias de Educação e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. A coordenação geral é realizada pela Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. No primeiro semestre de 2019 foram promovidas oficinas de formação com orientação e supervisão semanal às escolas integrantes do projeto.

Além de estimular a alimentação saudável entre os alunos, no projeto Horta na Escola, as crianças aprendem sobre a importância da terra e seus nutrientes, como semear uma planta, como se formam as raízes e do que elas necessitam para crescer fortes e saudáveis. Acompanham todo o processo de crescimento da planta e conhecem as diferenças entre as espécies do mesmo alimento. Por fim colhem os vegetais e experimentam as hortaliças na própria escola, através de receitas elaboradas pelas professoras e funcionárias.

Nesta primeira etapa foram semeadas variedades de alfaces (lisa, roxa, americana, crespa) e também rabanetes, cenouras, salsinha e manjericão. Para o segundo semestre, além dos vegetais já cultivados, serão introduzidos o plantio do almeirão, couve verde, chicória, rúcula, beterraba e cebolinha.

Bosque do Saber

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber Bosque do Saber, além de contribuir com o projeto ‘Horta na Escola’, também possui uma horta orgânica e um canteiro com plantas medicinais e Pancs (plantas alimentícias não convencionais). Aborda o tema plantio, desenvolvimento das plantas, compostagem e alimentação saudável através do Projeto Semeando, que atende os alunos da Etapa II da Rede Municipal de Ensino.

Histórico

No ano de 2018, foi iniciado o Projeto Horta Educativa, através de uma parceria da Secretaria de Educação com o Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo. Nesta ação duas escolas de período integral da Rede Municipal de Ensino participaram da parceria. As unidades escolares receberam materiais pedagógicos e insumos do Funssol do Estado de São Paulo. A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, foi responsável por supervisionar o andamento do projeto, bem como, promover parcerias que pudessem enriquecer ainda mais o trabalho nas escolas. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente colaborou com a construção de canteiros, e doação da terra preparada com composto orgânico.

Como o projeto foi bem sucedido, em 2019 a Prefeitura de Indaiatuba remodelou a ação, que foi denominada “Horta na Escola”.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi