Novo Terminal Rodoviário de Indaiatuba recebe exposição fotográfica Bola de Rua 2

Mostra individual é do fotógrafo Caio Vilela
28/03/2019 15:09h

Foto: Caio Vilela

Indaiatuba recebe a exposição fotográfica Bola de Rua 2, do fotógrafo Caio Vilela. A mostra fica no Terminal Rodoviário de Indaiatuba, localizado no Jardim Belo Horizonte, até o dia 07 de abril e, em seguida, vai para o Museu da Água, onde permanecerá até o dia 25 de abril.

As imagens revelam como crianças e jovens compartilham a paixão pela bola - um fascínio que está na alma e na cultura do brasileiro. Trata-se de uma viagem fotográfica pelos campinhos de futebol improvisados nas ruas das mais variadas cidades do País.

Por meio de imagens que mostram partidas realizadas na lama e até mesmo peladas organizadas por meninas ao redor de ocas ou por garotos à beira-mar, o fotógrafo Caio Vilela propõe reflexões que vão muito além da busca pela jogada perfeita.

Criadas com base na Declaração Universal dos Direitos das Crianças, as legendas ressaltam as lições de cidadania que podem ser assimiladas em um simples - ou improvisado - campo de futebol.

Trabalhar em equipe, valorizar as amizades e respeitar o espaço do outro são só alguns dos temas abordados na exposição, que tem, com principal propósito, compartilhar ideias que contribuem para a integração e a proteção das crianças e dos jovens na sociedade.

Todas as imagens expostas também compõem o livro Bola de Rua.

A exposição

Bola de Rua 2 é um projeto realizado pela Sorvetes Jundiá, com apoio do ProAC, e patrocinado pela Castelo Alimentos, em parceria com a Caio Vilela Fotografia, Sopa Comunicação, Agius Cultural, Eko Comunicação e Eventos e Cristina Nutti.

Antes de chegar à Indaiatuba, a exposição já passou por Santos (Shopping Balneário), Guarujá (Shopping Jequiti), Itanhaém (Boulevard Center Itanhaém), São Vicente (Brisamar) e Jundiaí..

O autor

Caio Vilela é geógrafo, fotógrafo e jornalista, nascido em 1970 em São Paulo. Para retratar o futebol em sua forma mais simples, viajou por mais de 100 países, visitou 28 regiões da Rússia e passou por todos os estados brasileiros.

Suas lentes capturaram peladas em campinhos de terra, asfalto, à beira-mar, em ruas estreitas de comunidades periféricas e até partidas na lama.

O autor do projeto Futebol Sem Fronteiras tem cinco livros publicados sobre o tema e exposições em Paris, Doha, Belgrado, Islamabad, Quito, Bogotá, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades brasileiras.

Imagens que revelam o futebol no mundo árabe, registradas por ele, foram apresentadas na cerimônia da Fifa, durante o anúncio da escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022.

Serviço:

Exposição Fotográfica Bola de Rua 2

Local: Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”

Endereço: Rua dos Indaiás, 1791 - Jardim Belo Horizonte, Indaiatuba - SP

Período: de 25 de março a 07 de abril