Saae comemora Dia Mundial da Água com novidades no Museu da Água

Novos expositores didáticos e peça teatral fazem parte da programação
19/03/2019 09:57h

Foto: DCS Saae
Saae comemora Dia Mundial da Água com novidades no Museu da Água

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) lança a campanha de conscientização: “A água tem o poder de transformar. Preserve. Cuide.”. O foco é na preservação dos Recursos Hídricos e o alerta para a responsabilidade de todos. A programação da Semana da Água inclui o início das apresentações teatrais da Turma da Sane, nas escolas municipais, além de novidades no Museu da Água.

O Museu da Água, espaço de educação ambiental do Saae, ganhará novos expositores didáticos com o tema “Lixo, Saneamento e Desperdício de Água”. Os totens mostrarão a importância da água para nossas vidas e para o desenvolvimento global e terão informações sobre a coleta de lixo em Indaiatuba, como o tempo de decomposição do lixo.

Uma das novidades é uma mesa para observação de micro-organismos, que contará com um microscópio com bactéria para ser observada pelos visitantes, além de uma câmera de ultravioleta com copo com água limpa e outro com água com a Escherichia coli, e uma Placa de Petri (cultura de micro-organismos). Outra mesa mostrará o consumo de água em diversas situações do cotidiano, para dar a proporção de gasto e economia.

O Museu ganhará também cinco mesas de piquenique, fabricadas em plástico reciclável, que serão instaladas embaixo das árvores para o lazer dos visitantes.

A Semana da Água também contará com a apresentação da peça teatral “O Parque Ecológico e o Meio Ambiente”, com a Turma da Sane. No Museu da Água, o evento gratuito será no sábado e domingo, dias 23 e 24, às 14h. Além disso, as 126 apresentações programadas nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s) terão início. A ação faz parte das atividades do Programa Educa Água, uma parceria entre o Saae e a Secretaria Municipal de Educação. O projeto incluirá ainda a distribuição de 26 mil cartilhas educativas, este ano com o tema “Capitã Sane”, que serão entregues no primeiro semestre do ano.

O superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral, enfatiza que o objetivo da campanha em comemoração ao Dia da Água é mostrar que a conservação desse importante recurso natural é um dever de todos. “O Córrego do Barnabé, que forma nosso maravilhoso cartão postal, o Parque Ecológico, é um manancial que nasce e deságua em perímetro urbano e está sujeito a maiores agressões e poluição”, comenta. “Pela sua topografia, ele recebe grande parte da sujeira jogada nas ruas através da chuva, além do lixo jogado no seu entorno pela população. São 1.500 litros de lixo retirados todos os dias. Isso precisa mudar e dependemos da população para essa mudança.”

O Saae destaca que ações como a destinação correta do lixo, não despejar no córrego ou nos bueiros produtos como tinta e saneantes, além de não jogar lixo na rede de esgoto para evitar entupimentos e, consequentemente, vazamentos que irão chegar ao curso hídrico através das galerias pluviais, é um dever de todos e evita a poluição de nossas águas e a mortandade de peixes.

DIA DA ÁGUA

Celebrado no dia 22 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água. Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso e escasso em nosso planeta. Afinal, apenas 0,01% da água disponível na Terra está em rios, lagos e água subterrânea, e cada vez mais nossos mananciais estão sendo poluídos de maneira inconsequente.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno