Mais de 4 mil pessoas já utilizam aplicativo do sistema de transporte coletivo

15/10/2018 16:53h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Mais de 4 mil pessoas já utilizam aplicativo do sistema de transporte coletivo

Mais de 4 mil usuários do sistema de transporte coletivo já baixaram o aplicativo da SOU em seus smartphones. Até o fim da semana passada, foram registrados 4.067 downloads no sistema Android e 242 downloads pelo IOS. A ferramenta lançada na semana passada disponibiliza informações de linhas e horários de ônibus em tempo real e permite ao usuários planejar o deslocamento para evitar longos períodos de espera nos pontos de ônibus.

Conforme informou a direção da SOU Indaiatuba, a utilização do aplicativo é um pouco maior entre as mulheres, responsáveis por 51,6% dos downloads. O público maior também está na faixa etária dos 18 a 34 anos.

Para baixar, basta acessar Play Store para Android ou Apple Store para IOS e buscar pelo app SOU. Com ele, o usuário do transporte coletivo tem acesso ao mapa com pontos de parada e de venda de créditos, conforme sua localização. O mapeamento é feito pelo sistema GPS. Ao selecionar um ponto, é possível obter informações do local, linhas que atendam ao ponto, o tempo estimado para o ônibus chegar ao local, detalhamento de prefixo do carro, se o veículo é acessível e próximas previsões da viagem selecionada.

No detalhamento é disponibilizada uma tela com mapa da viagem, indicação dos pontos de parada e o local onde os veículos em operação se encontram. Para ter acesso às grades horárias, basta clicar na linha desejada.

Outra função do aplicativo é o planejamento de viagem. Ao digitar o local onde o usuário se encontra e o destino desejado, a pesquisa retornará com as linhas que atendem ao percurso indicado, incluindo o tempo estimado de viagem. Quando uma das opções de deslocamento é selecionada, o usuário tem acesso a um mapa com o percurso detalhado, o tempo estimado e até as orientações para completar o percurso a pé.

O usuário do aplicativo ainda pode acessar notícias sobre o sistema de transporte coletivo e receber alertas de modificações em linhas ou vias.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno