Notícias

Ponto Verde – Feira da Agricultura Familiar já está funcionando em Itaici

  • Publicação: 17/09/2018 15:58h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 755

Foto

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A população de Itaici e região já pode aproveitar para fazer a “feira” de sábado no Ponto Verde - Feira da Agricultura Familiar “Agenor Tachinardi”. O prefeito Nilson Gaspar (MDB) inaugurou na manhã de sábado (15) o espaço que funcionará na rua Francisco Araújo, nº 08, ao lado da antiga Estação de Itaici. Trata-se de um ponto de exposição e venda para produtores rurais do município que segue os moldes de um “mercado municipal”. O local ficará aberto aos sábados, das 8h às 17h.

A Orquestra de Viola Caipira abriu a cerimônia de inauguração. O prefeito falou da homenagem ao Sr. Agenor, um comerciante que ajudou a desenvolver muito a região de Itaici. “Tive o prazer de conhecer o Sr. Agenor na minha infância e considero muita merecida essa homenagem à ele, que era um comerciante muito conhecido aqui na região e que ajudou no desenvolvimento e na história de nossa cidade”, ressaltou.

Gaspar também falou sobre a necessidade de valorizar o agricultor. “Nesse espaço estamos dando a oportunidade para nossos produtores rurais trazerem seus produtos para vender, sem intermediário, tudo fresquinho, de qualidade e com preços justos. É bom para a população e também para os produtores”, explicou. “Indaiatuba se desenvolveu muito nessas últimas décadas, temos incentivado a geração de novos empregos com a vinda de mais empresas para a cidade, temos muitos comércios, mas também precisamos incentivar a produção rural no município. Sou de uma família de agricultor e sei que são guerreiros aqueles que ainda sobrevivem da agricultura. Estamos fazendo nossa parte e esperamos que os governos do Estado e Federal também façam a parte deles, criando incentivos e linhas de crédito à produção agrícola”, completou.

Participaram da cerimônia de inauguração os vereadores Alexandre Peres, autor da Lei que homenageou Agenor Tachinardi; Arthur Spindola; Silene Carvalini, Celio Massao Kanesaki, João de Souza Neto, o Januba; e professor Luis Carlos. Os secretários de Urbanismo e do Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, e de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, subiram ao palco representando os demais secretários municipais presentes. A família do homenageado foi representada pelas filhas Maria Helena e Silvia Regina Tachinardi.

Ponto Verde

Inicialmente, o Ponto Verde funcionará com 13 expositores, que foram selecionados por meio de Chamamento Público, mas o local conta com 20 unidades comerciais distribuídas em um barracão de 400m².

O espaço funcionará aos sábados, no horário das 8h às 17h. Os permissionários dos boxes poderão comercializar exclusivamente produtos por ele produzidos na propriedade rural.

Entre as mercadorias que serão expostas estão produtos de apicultura, frutas da estação, verduras e legumes, vinhos, sucos, licores e cachaças artesanais, doces, massas, antepastos, ovos, e mudas de plantas.

O entorno do barracão do Ponto Verde foi todo urbanizado recentemente pela Prefeitura com a instalação de uma Academia ao Ar Livre, playground, projeto paisagístico e iluminação, e foi pavimentada a via de acesso, inclusive em frente ao prédio da Estação.

A Secretaria de Cultura também montou a Estação Cultural Itaici, no prédio da antiga Estação Ferroviária, localizado na rua Francisco Araújo. Durante a inauguração a população pôde prestigiar as exposições de fotos do Foto Clube; de Dioramas, do artista plástico Bira Toledo; de Telas e de Desenhos das oficinas da Secretaria de Cultura. Também foi feita a exibição de curtas metragem no local. A Administração Municipal está com um projeto em andamento para instalar oficinas culturais no prédio ainda este ano.


Notícias relacionadas