Prefeitura faz plantio na Rota dos Cavaleiros em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Prefeito e vice participaram a ação que teve a participação de alunos da Fiec
05/06/2018 14:56h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, em Indaiatuba começou com o plantio de 200 mudas de árvores de espécies nativas no entorno da Rota dos Cavaleiros. O prefeito Nilson Gaspar (MDB) e o vice-prefeito Túlio Tomass do Couto, e o vereador Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha (MDB), participaram do plantio ao lado de alunos da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). A programação comemorativa também contou com a equipe do Projeto Click Árvore fazendo a doação de mudas nas praças Dom Pedro II e Rui Barbosa, e palestras, apresentações de teatro e os projetos Trilha das Águas e Semeando, com estudantes de escolas municipais.

Entre as espécies nativas plantadas no trecho da Rota dos Cavaleiros, paralelo à rodovia João Ceccon, estavam os ipês branco, amarelo, rosa e roxo, sibipiruna, flamboyant gigante e pata de vaca. Todo o plantio foi acompanhado pelo secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, pelo assessor do Urbanismo, Guilherme Magnuson, e funcionários da equipe de plantio da Secretaria. O Saae (Serviços Autônomo de Água e Esgotos) foi representado na ação por Juliano Rufino.

A programação de Indaiatuba para a Semana Nacional do Meio Ambiente, começou segunda-feira (04) e vai até domingo (10). Durante a semana, as escolas da Rede Municipal receberão palestras e peças teatrais sobre o tema, além dos projetos “Trilha das Águas”, em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), “Semeando” e “Rota de Recicláveis”, em parceria com a Corpus.

No sábado (09), às 10h, o Urbanismo promoverá um evento no Parque Temático, com soltura de alevinos, doação de mudas do Click Árvore e doação de hortaliças. No local será montado o laboratório móvel do Saae, estandes da equipe da Defesa Civil para orientação de combate a incêndio, do Programa de Biodiesel e do Programa de Controle da Dengue.

O Projeto “Domingo Ecológico” fechará a programação da Semana do Meio Ambiente, na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. O evento terá início às 13h e contará com Gincana Ecológica com a equipe Terra Encantada da empresa Domus; peça teatral com o tema Meio Ambiente da empresa Mann Hummel; Oficina de Pancs (Plantas alimentícias não convencionais) e Oficinas sobre Feiras de Ciências.

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) é um dos parceiros das ações da Semana do Meio Ambiente.

05/06 (terça-feira)

7h30

Local: Complexo Educacional Prof. Nízio Vieira – r. Jordalino Pietro Bom, 297 – Jd. M. do Sol

Palestra “Meio ambiente e reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

Peça teatral “Sane e sua turma: um passeio no Parque do Mirim” (duração 25 minutos)

8h

Roteiro “Projeto Trilha das Águas” com os alunos da Emeb Prof. Sérgio Mário de Almeida

Local: praça Rui Barbosa e praça Dom Pedro II – Centro

Doação de mudas do Projeto Click Árvore pelos funcionários da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente

Unidade móvel do Programa de Controle da Dengue

8h15

Local: Complexo Educacional Prof. Nízio Vieira – r Jordalino Pietro Bom, 297 – Jd. M. do Sol

Plantio na Rota dos Cavaleiros com os escoteiros do grupo Rosa dos Ventos

9h

Local: Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber – r João Batista D’Alessandro, 610 – Jd. do Sol

Projeto “Semeando” com os alunos da Emeb Cleonice Lemos Naressi

13h15

13h45

Projeto “Semeando” com os alunos da Emeb Cleonice Lemos Naressi

06/06 (quarta-feira)

7h30

Local: Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura – r Antônio Cantelli, 1.315 – Jd. M. do Sol

Local: praça Prudente de Moraes e praça Dom Pedro II – Centro

8h15

Local: Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura – r Antônio Cantelli, 1.315 – J. M. do Sol

13h15

13h45

Palestra “Meio Ambiente e Reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

07/06 (quinta-feira)

Projeto “Semeando” com os alunos da Emeb Profª Joanna Gurgel

14h

Local: Escola Nunicipal Ambiental Bosque do Saber – r João Batista D’Alessandro, 610 – Jd. do Sol

Projeto “Semeando” com os alunos da Emeb Profª Joanna Gurgel

08/06 (sexta-feira)

Local: Aterro Sanitário e Centro de Triagem de Coleta Seletiva

Visita: alunos da Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura ao projeto Rota dos Recicláveis em parceria com a empresa Corpus

Local: Aterro Sanitário e Centro de Triagem de Coleta Seletiva

09/06 (sábado)

10h

Local: Parque Temático – av. Eng. Fábio Roberto Barnabé – Jd. Monte Verde

• soltura alevinos;

• Click Árvore;

• doação hortaliça;

• laboratório móvel do Saae;

• defesa civil – combate a incêndios;

• biodiesel;

• programa de controle da dengue

10/06 (domingo)

13h

Domingo ecológico

• Gincana Ecológica – com a equipe Terra Encantada da empresa Domus;

• Peça Teatral com o tema Meio Ambiente da empresa Mann Hummel;

• Oficina de Pancs;

• Oficinas sobre Feiras de Ciências.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno