Festa Do Chopp da Acenbi acontece sábado no Pavilhão da Viber

Ingressos em troca de produto de limpeza é a novidade deste ano
04/04/2018 10:26h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Festa Do Chopp da Acenbi acontece sábado no Pavilhão da Viber

A Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba promove no sábado (7) a partir das 18h a 28ª Festa do Chopp no Pavilhão da Viber. A novidade desse ano é a troca de ingressos por produtos de limpeza. Os pontos de troca de ingresso são: Bazar Ponto 1, Max Material de Construção, Nishi Eletrônica, Estação Retrô e Pizzaria Dumont (unidades Morada do Sol, Itaici e Campo Bonito). A Festa do Chopp faz parte do calendário turístico do município e é considerada um dos eventos mais importantes da gastronomia e da cultura japonesa na região.

“É só levar um produto de limpeza, como alvejante, detergente ou sabão em pó, por exemplo, a um dos nossos postos de troca”, revela Marcelo Shida, diretor do departamento de Beisebol da entidade e coordenador da festa deste ano. “Quem não puder comparecer aos postos de troca poderá levar o produto de limpeza no dia do evento”, acrescenta. “E quem preferir poderá comprar o ingresso individual, que custará R$ 10 no dia do evento”, explica. Os produtos de limpeza serão doados para o Funssol (Fundo Social de Solidariedade).

Comida típica

O evento se tornou conhecido na região principalmente pela famosa culinária japonesa da Acenbi. Entre os pratos típicos mais conhecidos estão: o yakissoba (macarrão frito com carnes, legumes e molho especial), o tempurá (legumes fritos com molho de camarão) e o sashimi (peixe fatiado). O visitante poderá experimentar também outros pratos como o okonomiyaki (espécie de panqueca grelhada, recheada com ingredientes a escolher) e karaague (frango frito com tempero específico, crocante por fora e macio por dentro). Quem preferir a culinária ocidental terá opções como batata espiral, pastel, churrasquinho e outros.

O público poderá participar de competições de chopp e guaraná de metro, do bon odori (dança coletiva tradicional do Japão) e assistir a apresentações de taiko, os famosos conjuntos musicais com tambores japoneses.

Beisebol

De acordo com Marcelo Shida, a Festa do Chopp não tem finalidade lucrativa. “É realizada anualmente para arrecadar verba para pagar as despesas do departamento, como a compra de materiais e equipamentos”, explica ele. A Acenbi tem mais de 100 praticantes de beisebol e softbol entre crianças, adolescentes e adultos.

Sobre a ACENBI

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gueitebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br