Prefeito participa da entrega de 100 próteses dentárias para pacientes do SUS

Próteses são confeccionadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
27/03/2018 11:17h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeito participa da entrega de 100 próteses dentárias para pacientes do SUS

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) participou da entrega de 100 próteses dentárias para 76 pacientes do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), no sábado (24). As próteses, entre totais, parciais e pontes móveis, são confeccionadas pelo Departamento de Odontologia, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Também estavam presentes na ocasião a secretária de saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia e o diretor do Departamento de Odontologia, Custódio Tavares Dias Neto. Somente em 2018 foram entregues 230 próteses dentárias. No ano passado o departamento confeccionou cerca de 1.200 próteses para pacientes do SUS.

Gaspar lembrou que esteve há poucos dias em Brasília em encontro com o Ministro da Saúde. “Fomos pedir mais recursos para a nossa cidade. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, estamos dando continuidade a todos os trabalhos, entregando próteses dentárias, próteses de membros, aparelhos auditivos, cadeiras de rodas e medicamentos. Temos 22 obras em andamento, entre elas a ampliação do Haoc, que terá mais 174 leitos. Enquanto isso, outras cidades da região estão parando serviços, fechando unidades de saúde. Aqui continuamos trabalhando e buscando oferecer os melhores serviços para a população”, afirmou.

O gestor municipal afirmou que no segundo semestre deste ano será concluída a obra da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Camargo Andrade, e que logo será iniciada a construção da UBS do Jardim Maritacas. Ambas as obras são realizadas em parceria com o Governo do Estado, obtidas para o município por intermédio do Deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM). “Indaiatuba está sempre com os melhores índices de qualidade de vida, segurança e recebendo prêmios por uma gestão eficiente. Agradeço a todos vocês por esta oportunidade”, concluiu.

Para a obtenção de próteses dentárias pelo SUS é necessário procurar o consultório odontológico de uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos do Programa de Saúde da Família (PSF) do município. Após passar por uma triagem e ao identificar a necessidade da prótese, o paciente é encaminhado para o CEO, onde são feitos os atendimentos odontológicos considerados de média e alta complexidade.

Órteses e Próteses

No dia 13 de março o prefeito Nilson Gaspar (MDB) entregou 4 cadeiras de rodas e 30 próteses (utilizadas como substitutas de membros e articulações do corpo) e órteses (que serve para alinhar ou regular determinadas partes do corpo), que beneficiaram 26 pacientes assistidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por meio do Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

• Redator(es): Darlene Ribeiro