Mutirão de vacina de febre amarela imuniza mais de 11 mil pessoas em Indaiatuba

Vacinação contra a doença continua sendo realizada nas unidades de saúde
27/02/2018 15:38h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Mutirão de vacina de febre amarela imuniza mais de 11 mil pessoas em Indaiatuba

Mais de 11 mil pessoas (11.178) foram imunizadas contra a febre amarela durante o mutirão realizado no último sábado (24) pela Prefeitura de Indaiatuba. O número superou as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde, que esperava imunizar entre 8 e 10 mil pessoas contra a doença durante a ação. Somente no Hospital Dia, unidade de referência situada na região central da cidade, foram aplicadas cerca de 2.240 doses.

O mutirão foi realizado das 8h às 17h em dez unidades de saúde de Indaiatuba (UBS 4 e UBS 7, no Jardim Morada do Sol, PSF Parque Corolla, UBS Jardim Califórnia, PSF Parque Indaiá, UBS Cecap, UBS João Pioli, UBS Campo Bonito, PSF Jardim Itamaracá e Hospital Dia). No início do mês, a pedido do prefeito Nilson Gaspar (MDB), o deputado Rogério Nogueira (DEM) solicitou ao Governo do Estado um reforço no abastecimento das vacinas para Indaiatuba, que está sendo atendido. A Prefeitura de Indaiatuba recebeu um lote de 10 mil vacinas para imunização contra a febre amarela no dia 16 de fevereiro. Para dar conta da demanda durante o mutirão, o Departamento de Vigilância Epidemiológica fez a retirada de mais 5 mil doses na tarde de sábado (24). Desde dezembro de 2017, o município recebeu 25 mil doses da vacina.

“O mutirão foi um sucesso, conseguimos imunizar um número até maior que o esperado e, com isso, chegamos a quase 75% da população protegida contra a febre amarela. Aquelas pessoas que, por algum motivo ainda não se imunizaram devem procurar a sua unidade de saúde de referência e se cadastrar para, posteriormente, serem vacinadas”, ressaltou a secretária da pasta, Graziela Drigo Bossolan Garcia.

Para fazer o cadastramento basta comparecer a uma das unidades de saúde portando carteira de vacinação, cartão SUS e um comprovante de endereço. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, para pessoas que vão viajar para países que exigem do documento, é emitido no Hospital Dia diariamente das 14h às 16h. Para a emissão do documento é necessário fazer um pré-cadastro emitido no site da Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), no link: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/certificado.html.

Indaiatuba nunca registrou nenhum caso de febre amarela, em humanos ou macacos. Os três casos suspeitos notificados este ano foram descartados.

• Redator(es): Darlene Ribeiro