Prefeitura realiza avaliação para saber nível de infestação do Aedes aegypti

Resultado auxiliará na elaboração de estratégias de controle do mosquito
11/01/2018 15:37h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeitura realiza avaliação para saber nível de infestação do Aedes aegypti

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, iniciou esta semana a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que consiste na identificação dos níveis de infestação do Aedes Aegypti em todo o município. Todos os 35 agentes de controle da dengue da cidade estão empenhados na avaliação, por mio da qual são vistoriados pelo menos três mil imóveis em todas as regiões da cidade. A atividade deverá ser concluída até o final da próxima semana.

Os resultados são apurados já na semana seguinte ao término da pesquisa e são utilizados como base para as próximas estratégias de controle deste vetor de graves doenças, como dengue, Zica e Chikungunya, que podem levar à morte ou trazer graves consequências. Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ulisses Bernardinetti, nos últimos dois anos os trabalhos foram intensificados nas regiões dos bairros Cidade Nova I e II, Centro, Jardim Aquarius e Vila Maria Helena, onde a ADL indicou maior infestação do inseto.

Na última Avaliação de Densidade Larvária realizada em Indaiatuba, em outubro do ano passado, foram encontradas larvas do mosquito nos bairros Jardim São Luiz, Jardim Itamaracá e Cidade Nova. “Encontramos poucas larvas e tivemos um bom resultado na avaliação. Nossa expectativa é melhorar ainda mais o resultado obtido da última vez, mas, para isso, é essencial que a população esteja consciente que estamos no período de proliferação do Aedes, com muitas chuvas e calor, e a vigilância deve ser constante”, Ulisses.

Segundo ele, na maioria das vezes, as larvas são encontradas em objetos e recipientes usados pela população com alguma finalidade, como lonas e pratos de apoio para plantas, por exemplo. Indaiatuba registrou no ano passado 83 casos autóctones de dengue e 9 importados.

• Redator(es): Darlene Ribeiro