Prefeitura de Indaiatuba inicia mutirão de cirurgias de laqueadura e vasectomia

Objetivo é reduzir o tempo de espera pelas cirurgias de esterilização na rede
18/09/2017 16:01h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeitura de Indaiatuba inicia mutirão de cirurgias de laqueadura e vasectomia

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no último sábado (16) um mutirão para a realização de laqueaduras e vasectomias, cirurgias de esterilização que integram o Programa de Planejamento Familiar do município. As cirurgias serão realizadas sempre no Hospital Dia “Renato Riggio Júnior”. A ação, determinada pelo prefeito Nilson Gaspar (PMDB), é direcionada para as pessoas que já haviam demonstrado interesse nos procedimentos, passaram por todas as etapas do programa e estavam apenas aguardando o agendamento da cirurgia.

Segundo o gestor municipal, o objetivo acabar com a fila de espera por esse tipo de procedimento. “Após uma conversa com grupo gestor da Secretaria de Saúde optamos por fazer o mutirão para dar vasão à fila de espera e, após esta ação, ampliar o número de cirurgias de esterilização realizadas pela rede de saúde do município para que o todo o processo, desde a manifestação de vontade, até a realização do procedimento cirúrgico, seja concluído em menor prazo”, disse.

De acordo com a Lei Federal nº 9.263, de janeiro de 1996, a esterilização voluntária é permitida para homens e mulheres “(...) maiores de 25 anos ou, pelo menos, dois filhos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce”.

A promotora Jennifer de Souza Bezerra, 35 anos, passou pela cirurgia de laqueadura no primeiro dia do mutirão. “Já tenho dois filhos e minhas gestações tiveram complicações, por esse motivo optei por fazer a cirurgia. Fiquei muito feliz quando me ligaram agendando a data da cirurgia. Foi tudo muito rápido, fiz os exames na semana passada e já vou fazer a cirurgia”, afirmou.

O Programa de Planejamento Familiar em Indaiatuba é coordenado pelo médico ginecologista e vice-prefeito, Dr. Tulio José Tomass do Couto. Ele afirma que as pessoas interessadas em fazer os procedimentos devem procurar a unidade de saúde de sua referência. “A pessoa será encaminhada para o Centro de Especialidades da Mulher, situado junto à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde participará de uma das palestras de planejamento familiar, que acontecem mensalmente. Na sequência é necessário passar por uma triagem com uma equipe multidisciplinar e, depois de concluído esse processo, será encaminhada para o agendamento da cirurgia”, explicou.

A laqueadura é a cirurgia realizada nas mulheres que não querem mais ter filhos. Neste procedimento, as trompas de falópio são cortadas e amarradas, impedindo a descida do óvulo e o encontro deste com os espermatozoides. Já na vasectomia, realizada nos homens, o médico corta os canais que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis e, assim, eles não são liberados durante a ejaculação. “A vasectomia é um procedimento mais simples, dura cerca de 10 minutos e não é necessária internação. Já a cirurgia realizada das mulheres é realizada no centro cirúrgico e a paciente tem que ficar internada por algumas horas, até se recuperar totalmente da anestesia”, detalhou Dr. Túlio. Cerca de 200 pessoas aguardam pelos procedimentos no município.

Cadastro Atualizado

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está tendo dificuldades de entrar em contato com algumas pessoas que estão aguardando o agendamento para as cirurgias de esterilização, por conta de informações desatualizadas. A orientação da pasta é que os pacientes que já passaram pelas etapas do programa de planejamento familiar, entrem em contato com o Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança nos telefones 3935-5300 ou 3935-9335 para atualizar os dados cadastrais.

• Redator(es): Darlene Ribeiro