Mais de 26 mil pessoas visitam as instalações da terceira edição do Indaiatuba Eco

Exposição gratuita é promovida pelas secretarias de Urbanismo e Obras
01/06/2015 16:57h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba mais uma vez comemora o sucesso da Indaiatuba Eco, que marca as comemorações da Semana do Meio Ambiente. A chuva e o frio não foram suficientes para espantar o público e a exposição dos trabalhos promovida pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente em parceria com Obras e Vias Públicas reuniu cerca de 26 mil pessoas. Este ano foram três dias de evento no Parque Ecológico, de sexta-feira (29) à domingo (31), no local onde funcionará o Parque da Criança.

Na sexta-feira (29) a exposição foi aberta apenas para as escolas que aceitaram o convite do Urbanismo e agendaram a visita. Conforme os organizadores, 3 mil estudantes passaram pelo Indaiatuba Eco na sexta. No sábado e domingo, quando o público em geral pôde aproveitar o espaço, foi registrada a entrada de 23.200 pessoas.

Quem passou pelo local não se arrependeu e os elogios eram ouvidos a todo o momento em cada cenário montado pelos organizadores. A “natureza morta” este ano focou no desmatamento e o ambiente sombrio chocou, principalmente as crianças. O choque inicial foi logo substituído pela paz dos cenários seguintes que focavam no verde na sua melhor forma com o processo de produção de mudas do Viveiro Municipal, a reprodução de uma floresta densa e todo o paisagismo montado no circuito. O trajeto da “natureza viva” continuou com a reprodução das nascentes, a água limpa e os peixes. Tudo cercado por muito verde, pelo colorido das flores e pelo som dos pássaros.

Como nos anos anteriores, os cenários contaram também com a exposição da Polícia Ambiental que traz animais silvestres vítimas de atropelamentos ou de caça irregular, e que passaram pelo processo de taxidermia [empalhe]. Esses animais são utilizados em oficinas de educação ambiental em escolas, para discussão de problemas relacionados à fauna.

Os visitantes da Indaiatuba Eco ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as abelhas e sua função na natureza; conheceram as formas de montar uma horta e um pomar orgânico; como utilizar a água da chuva; ver a madeira de demolição transformada em móveis, e até conheceram como é o trabalho de triagem do lixo reciclável que é depositado nos ecopontos da cidade e que vão para a Usina de Reciclagem mantida pelo Urbanismo nas instalações do Aterro Sanitário.

A Expo-Museu do Mar trouxe para o Parque Ecológico os principais grupos marinhos do Brasil e exterior e, é claro, abordou o tema “Poluição Marinha”, expondo os vários fatores que estão contribuindo para a degradação da flora e fauna marinhas e as cinco formas de poluição dos mares. Painéis fotográficos, uma réplica em fibra de vidro das maxilas de um tubarão pré-histórico – o Carcharodon megalodon, extinto há 30 milhões de anos, uma réplica de um tubarão Anequim, e um tanque de contato, com espécies marinhas vivas chamaram a atenção dos visitantes. A exposição trouxe até um esqueleto de Baleia Minke, medindo 8,5 metros de comprimento.

Na parte externa a fazendinha foi a grande atração com a roça, a “Casa do Caboclo” e o clássico cafezinho caipira, preparado no fogão à lenha. Os animais de pequeno porte fizeram sucesso com as crianças e também com os adultos.

Este ano foram montados alguns cenários para fotos, que foram bastante concorridos pelas crianças, como as botinas gigantes e a charrete, ambas no espaço da fazenda, e até um boi de verdade. Os pequenos se divertiram com os pula-pulas confeccionados com pneus velhos; com a soltura de peixes no lago do Parque, que foi monitorada pelo Grupo de Escoteiros Indaiá; com a equipe de Educação Ambiental do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos); o parquinho montado no local, e com o Coringa, que trocou o tradicional figurino vermelho e azul pelo verde.

As exposições externas dos artistas plásticos Álvaro Bahamondes e Zé Vasconcelos, com suas esculturas confeccionadas a partir de metal e sucata, este ano voltaram ao Parque com novidades.

A terceira edição do Indaiatuba Eco ainda contou com os estande do Biodiesel, onde foi possível conhecer o processo de transformação do óleo em biocombustível; o estande de doação de animais pelo Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses; de doação de mudas; os estandes do Saae para a exposição dos projetos da autarquia, entre elas a barragem do Mirim com o museu da Água; e os estandes da Secretaria da Saúde para a vacinação dos idosos e também para a orientação sobre os cuidados de prevenção à dengue.

O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, agradeceu todo o empenho de sua equipe envolvida na Indaiatuba Eco, e declarou que a missão foi cumprida em mais essa edição. “O público, a cada ano é maior, e todos gostam muito desse evento. É isso que nos deixa motivados para montar a exposição e fazer sempre o melhor. Nossa proposta é mostrar o trabalho que é feito pelo município na área do meio ambiente, mas também envolver os visitantes com outros trabalhos na área e mostrar que podemos fazer a diferença com pequenos gestos”, declarou. “Nosso foco principal é conscientizar as pessoas para a utilização responsável dos recursos naturais”, completou o secretário.

Legenda: Prefeito Reinaldo Nogueira visita as instalações da Indaiatuba Eco

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno