Bosque do Saber comemora 11º aniversário com apresentações especiais

25/05/2015 16:08h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Bosque do Saber comemora 11º aniversário com apresentações especiais

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, vinculada à Secretaria de Educação comemorou o 11ª aniversário no domingo (24). Na ocasião teve apresentações dos alunos da rede municipal e o coral adulto ‘Encantos do Bosque’. Encerrando o dia de festividade teve um almoço italiano para as famílias dos alunos da Escola, organizado pela APM (Associação de Pais e Mestres). O Bosque fica na rua João Batista D’Alessandro, 610, Jardim do Sol.

A professora gestora do Bosque do Saber, Lucelaine Dias, contou uma breve história do início do Bosque do Saber. A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, enfatizou a importância da participação da família na escola. “É muito bom vir em uma escola em que a comunidade está sempre presente. Hoje comemoramos os 11 anos do Bosque do Saber e é com vocês que gostamos de comemorar. Estamos atendendo a Educação Infantil desde o ano passado e aqui neste espaço de educação onde acreditamos que essas crianças crescem com uma consciência ambiental. O prefeito, Reinaldo Nogueira (PMDB), sempre apoia e investe na educação de Indaiatuba e dessa forma ele manda um abraço carinhoso a todos. Além do atendimento as crianças, o Bosque do Saber é aberto aos finais de semana para toda população desfrutar de um espaço agradável com a família. Quero neste momento dar um parabéns especial a toda equipe do bosque e a APM”, salientou Rita.

Também fez uso da palavra a coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, Érica Ruesch. “A Mann Hummel é a patrocinadora de diversas ações do Bosque do Saber e é um prazer estar aqui, pois temos apoiado projetos que buscam promover a conscientização ambiental nas famílias e crianças. Falamos do impacto positivo que isso promove para a comunidade e para nossa empresa. Para mim é um orgulho como representante da empresa e membro da comunidade participar de um ambiente onde posso desfrutar bons momentos com minha família”, comenta Érica.

Bosque do Saber

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber foi inaugurada no dia 22 de maio de 2004, com a proposta inicial de ser um centro metadisciplinar. Nela encontra-se uma área verde de aproximadamente 11.000 metros quadrados para o desenvolvimento das atividades de apoio e pesquisas referentes ao estudo do meio, onde, no decorrer do ano são desenvolvidas atividades e cursos para capacitar professores e alunos sobre o estudo multidisciplinar do meio ambiente aplicado a alunos do ensino infantil, fundamental I e II e médio.

Dispõe de um prédio de dois pavimentos, totalizando 1.472 metros quadrados com sala de aula, sala de suporte para eventos, auditório para 196 pessoas, Ecobiblioteca, sala de oficinas Ecopedagógicas, salas de direção e secretaria, copa-cozinha, despensa e sanitários masculino, feminino e para deficientes. A área externa possui um quiosque do Projeto Ecoleitura e outro do Projeto Ecojogos, estufa, galpão e viveiro para mudas, galpão de reciclagem de papel artesanal, orquidário, quiosque do Projeto Jardim das Borboletas, área de alimentação, parquinho, pérgola do Projeto Jardim dos Beija-flores, galpão de compostagem, horta orgânica, além de uma trilha de cerca de 500 metros para que os visitantes possam caminhar na mata nativa.

• Redator(es): Laís Fernandes