Campanha de vacinação contra a influenza começa dia 4 de maio

28/04/2015 15:21h

No próximo dia 4 de maio, começa em todo Brasil e também em Indaiatuba a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) e terminará dia 22 de maio. A campanha será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e vacinará idosos, crianças, gestantes, mulheres pós parto, profissionais de saúde entre outros contra a gripe. Indaiatuba tem uma população estimada para ser vacinada de 49.086 pessoas. O dia 9 de maio, sábado, foi definido pelo Ministério da Saúde como o dia D (Dia de Mobilização Nacional). A vacina é gratuita e estará disponível em todas as Unidades de Saúde e pólos do Programa Saúde da Família.

A diretora da Vigilância em Saúde, Rita de Cássia J. Ferraz Vaz, a Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. A doença pode levar a complicações graves e a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. A principal ação para prevenir esta doença é a vacinação.

Indaiatuba tem 21.709 idosos maiores de 60 anos, 4.624 trabalhadores de saúde, 2.234 gestantes em qualquer fase gestacional, 367 mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, 4467 crianças de seis meses a menores de dois anos, 7.994 crianças de 2 a 4 anos, 7.691pessoas com doenças crônicas, tais como diabetes e problemas renais, além de transplantados, mediante a apresentação de documento médico.

Rita Ferraz Vaz declarou que a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). “A vacina estará disponível para todas as pessoas do grupos prioritários. No dia 9, dia D, mobilizaremos mais profissionais para atender a população. Peço por favor que as pessoas não percam a oportunidade de tomar a vacina contra a Influenza”.

Unidades de Saúde que realizarão a Campanha contra Influenza

Hospital Dia - Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança;

UBS IV, Rua Hélio Pistoni, S/Nº, Jardim Morada do Sol;

UBS V - à Rua Joaquim Pedroso Alvarenga, nº 5, ao lado do pátio da antiga Estação de Trem de Itaici;

UBS VII- (Antigo Ambulatório da Mulher) – Rua Jose de Campos, 709, Jardim Morada do Sol

UBS IX (Central) - Praça Scyllas Leite Sampaio (Rua São Carlos, 585), Vila Teler;

UBS X Jardim Califórnia - Rua Basílio Martins, S/Nº Jardim Califórnia;

UBS XI João Pioli- Avenida Manoel Ruz Peres, S/Nº, S/Nº, Jardim João Pioli;

PSF Parque Indaiá - Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá;

PSF Jardim Oliveira Camargo, Rua Yorico Gonçalves, S/Nº, Jardim Oliveira Camargo;

PSF Carlos Aldrovandi, Rua Ângelo Berteli Neto, 1.000, Jardim Aldrovandi;

UBS Parque Corolla, Rua Nelson Nazário, 80, Jardim Morada do Sol;