Moradores e agentes comunitários de saúde realizam mutirão no Jardim Carlos Aldrovandi

Ação aconteceu no domingo e foi retirado um caminhão com criadouros
14/04/2015 17:00h

Foto: Divulgação

Uma ação realizada no último domingo (12) Jardim Carlos Aldrovandi teve como objetivo a retirada de possíveis criadouros da dengue. O mutirão foi organizado por moradores e com o apoio do PSF (Programa Saúde da Família). A ação aconteceu das 9h às 14h e percorreu o bairro retirando um caminhão cheio de entulho e materiais que poderiam ser focos de dengue. O trabalho contou com três moradores e sete Agentes Comunitários de Saúde e três profissionais dos serviços urbanos.

Segundo a agente comunitária de Saúde do PSF, Maria Roseli de Lima Porfirio, o trabalho foi organizado pelos moradores que solicitaram o apoio do PSF devidos aos casos de dengue confirmados em moradores do bairro. “Apesar do bairro ser atendido pelo serviço de coleta domiciliar de lixo e também pela operação Cata Bagulho, há pessoas que insistem em jogar lixo no terreno alheio. Apesar da baixa adesão dos moradores, nós detectamos calhas entupidas, caixas de águas cobertas com telhas, bocas de lobo com entupidas. Fizemos o relatório e passamos para a coordenação para as medidas necessárias”.

O agente de saúde e assessor do Programa de Controle de Dengue da Secretaria de Saúde, Ulisses Bernardinetti destacou a Secretaria aprova atitudes como a dos moradores do Aldrovandi. “Cada morador que tenha um quintal, faça uma varredura uma vez por semana em busca de criadouros. Olhem bebedouros de animais, calhas, objetos que possam acumular água. Todos somos responsáveis e lembrando que o mosquito transmissor da dengue é bem democrático e não perdoa ninguém”.

Ulisses explicou as equipes do Programa estão trabalhando em vários pontos da cidade. "As equipes trabalharam o Jardim Pau Preto e na terça (14) e na quarta (15) trabalharemos a Vila Maria Helena e depois o Jardim Califórnia. Estamos estudando outras áreas, mas encontramos larvas em todas em praticamente todos os bairros. Encontramos larvas em piscinas, pratos de vasos, tambores, depósitos de água e outros removíveis”.

O Jardim Carlos Aldrovandi está localizado na região norte de tem seis casos confirmados e um importado residente.

Indaiatuba tem 859 casos aguardando resultado, 140 casos autóctones, 14 importados residentes e 1 inconclusivo, totalizando 155 casos.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini