A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito inaugura Emeb Profª Cleonice Lemos Naressi no Jardim dos Colibris

Unidade Escolar atende do maternal ao Ensino Fundamental
09/02/2015 17:40h


Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI
Prefeito inaugura Emeb Profª Cleonice Lemos Naressi no Jardim dos Colibris

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB) inaugurou na sexta-feira (6), a Emeb “Profª. Cleonice Lemos Naressi”, localizada na rua Tenente Coronel Nézio Rita de Toledo Filho, s/n, Jardim dos Colibris. O prédio, que iniciou as atividades em 2014, e conta atualmente com 353 matriculados no Ensino Fundamental do 1ª ao 4ª ano e maternal II (creche) até a Etapa II da Educação Infantil.



Na composição da mesa também fizeram parte: a professora gestora da Unidade Escolar, Fulvia Fosco; a professora coordenadora, Maria José dos Santos Vieira; o viúvo da homenageada, José Naressi e sua atual companheira Sandra Glaucia Barnabé; os filhos da homenageada Jean Marcel Lemos Naressi e Camila Christiane Lemos Naressi; o irmão da professora Cleonice, Luiz Carlos Ferraz Lemos e sua esposa Ana Rita Miranda; também fez parte da mesa a ex-cunhada da homenageada Maria Dione Sigrist.



Além do prefeito participou da inauguração o vice-prefeito, Antônio Carlos Pinheiro (PTB); a secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti; o presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Alberto Pereira Cebolinha; a presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba), Enides Nogueira Lopes Cruz; o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Sandro de Almeida Lopez Coral e os vereadores, Hélio Ribeiro Leite; Luiz Carlos Chiaparine e Maurício Baroni.



A secretária de Educação iniciou a cerimônia de inauguração. “Hoje é um dia importante para a administração pública e para a sociedade, pois entregar um prédio deste, com pessoas que se envolvem com a educação se Indaiatuba é muito importante. A educação transforma as pessoas e hoje quero agradecer a importância que o prefeito oferece para a Educação do nosso município. Esta escola é a única que atende do maternal até o 5º ano e hoje está com mais de 350 crianças; tendo educação de qualidade para todas as crianças do bairro. Entregar um prédio desse para a comunidade é importante, mas é ainda melhor homenagear a Cleonice. Ela foi uma amiga de trabalho e para nós é uma satisfação homenageá-la. Para a família quero que recebam essa homenagem com muito carinho, pois é de coração”, comenta Rita.



Na sequência a ex-cunhada da homenageada Maria Dione Sigrist, fez uso da palavra, “Essa homenagem muito nos sensibiliza, ela é justa e merecida, pois toda sua carreira foi dedicada a educação de Indaiatuba. Cleonice marcou todos os seus alunos pelo carisma amor e dedicação ao trabalho. Nós estamos orgulhos de ver seu nome em uma instituição de ensino, pois assim seu nome volta para escola e será lembrado eternamente”, salienta Dione.



O presidente da Câmara dos vereadores disse. “Quero agradecer a todos os vereadores que votaram favoráveis para colocar o nome da Cleonice nesta escola. Ela foi uma pessoa que trabalhou pela educação de Indaiatuba e fez a diferença por isso fomos favoráveis a esta homenagem. Quero parabenizar ao prefeito Reinaldo Nogueira, pois acompanhamos o trabalho dele e sabemos da sua capacidade de administração. Quando andamos em Indaiatuba vemos muitas escolas com qualidade de prédios, equipamentos e na qualidade de pessoas que se dedicam a educação. Pois sabemos que quanto mais investimos em educação, menos investimos em segurança e essa é a verdadeira inclusão social, queremos dar oportunidade de trabalho e estrutura de vida para todas as pessoas por meio da educação”, ressalta o político.



O prefeito de Indaiatuba, mostrou sua satisfação em poder inaugurar mais uma Unidade Escolar. “Quero cumprimentar todos os pais presentes, todos os professores, autoridades e secretários municipais, quero cumprimentar de forma especial a família da Cleonice. Essa é uma escola bem equipada com tudo do bom e do melhor, além de uma equipe de professores competentes que se dedicam ao conhecimento e ao ensino. Essa escola está com 50% da sua capacidade, pois pensamos no planejamento. Aos pais digo que aproveitem essa oportunidade, pois a capacidade de ensino é ainda maior com menos alunos. Temos diversos projetos em desenvolvimento para essa região como parte da urbanização e lazer para as crianças do bairro. Vai sair um avenida próxima a estrada de cardeal com via expressa para ônibus e ciclovias, com essa avenida vamos encurtar o caminho deste bairro até o Centro da Cidade. Vamos inaugurar o reservatório de água que vai servir para essa região e o afastamento do esgoto entre outros benefícios para a população local”, revela Nogueira.



Após o descerramento da placa inaugural foi realizada uma homenagem pelo prefeito Reinaldo Nogueira e a secretaria de Educação Rita de Cássia Trasferetti a filha da Cleonice, Camila Christiane Lemos Naressi.



A Unidade Escolar terá capacidade para atender até 850 alunos gradativamente. O novo prédio recebeu um investimento no valor de R$ 6.258.080,33. Possui 3.760,78 m² de área construída com 14 salas de aula. O projeto ainda inclui biblioteca; salas de artes, de apresentações e de Informática; galpão e refeitório; sanitários de alunos; vestiário de funcionários e demais dependências administrativas; cozinha; elevador; ginásio poliesportivo multiuso com palco, vestiários e depósito, além de estacionamento, a construção é totalmente acessível, de acordo com a NBR 9050. A empresa responsável pela construção da escola foi a FCBA Construtora, sob a fiscalização da Secretaria de Engenharia, que também desenvolveu o projeto arquitetônico do prédio.



A escola já está equipada com 40 computadores na sala de informática e todas as salas de aula do Ensino Fundamental possuem Lousa Digital que é composta por computador, projetor, sistema de som e quadro branco. De acordo com a Secretaria de Educação a Emeb atende com prioridade a população do Jardim dos Colibris com abrangência para o Jardim Paulista I e II, Jardim Paulistano e parte do Jardim Morada do Sol.



PROFESSORA CLEONICE LEMOS NARESSI



Cleonice Lemos Naressi, nasceu em 05 de abril em Indaiatuba onde se casou com José Naressi e teve dois filhos: Jean Marcel Lemos Naressi e Camila Christiane Lemos Naressi.



Cursou o ensino fundamental no grupo escolar Randolfo Moreira Fernandes e da 5ª a 8ª serie no colégio Estadual Dom José de Camargo Barros; fez o curso normal de formação para o magistério no Instituto de Educação Regente Feijó em Itu e graduou-se no curso superior de Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral em Amparo-sp, concluiu o curso de especialização em pré-escola pelo Colégio e Escola Normal São José em Ribeirão Preto/ SP.



Cleonice foi professora substituta na Escola Estadual Professora Áurea Moreira da Costa, professora alfabetizadora do Mobral e professora de pré-escola na Prefeitura Municipal de Indaiatuba, na administração do então prefeito Mário Araldo Candello. Foi uma das percursoras da educação infantil Pública Municipal em Indaiatuba.



Prestou concurso Público Estadual para professora do Ensino Fundamental e ingressou na Escola Rural do bairro Videira, exerceu também função de assistente de diretor da Escola Estadual Joaquim Pedroso de Alvarenga; diretora da Apae; diretora substituta e também vice diretora da Escoa Estadual Joaquim Pedroso de Alvarenga, uma escola muito bem conceituada e considerada pela dedicação de todos os profissionais, sendo a professora Cleonice responsável por projetos da escola como organização da biblioteca, filatelia e bandinha rítmica. Dedicou, com muito amor, 26 anos de sua vida ao magistério público, aposentando-se do cargo em 31 de janeiro de 1995.



Organizou o arquivo técnico da Gessy Lever, unidade de Indaiatuba e após sua aposentadoria dedicou-se a projetos relacionados às artes plásticas.



Além de exercer a docência a professora Cleonice, se dedicou à pesquisa histórica produzindo um importante resgate histórico sobre a escola Joaquim Pedroso de Alvarenga, e um trabalho de resgate histórico da família Dutra, que tem como membro o músico Indaiatubano, Nabor Pires de Camargo, que cuja família, sua mãe Isabel Barreto Lemos, conhecida como Dona Bela é descendente.



A família, porém era sua grande paixão. Dedicava-se integralmente ao marido a aos filhos. Preocupava-se com cada detalhe da casa, com a saúde e bem estar de todos. Vibrava de alegria com o sucesso individual de cada um deles. Era rigorosa com a educação dos filhos, sem, no entanto, abrir mão da generosidade e do afeto.



  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 125

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba