Conselho Municipal de Saúde recebe prêmio especial Gilson de Carvalho

Prêmio foi concedido para quatro Conselhos de Saúde do Brasil
02/12/2014 18:30h

Conselho Municipal de Saúde recebe prêmio especial Gilson de Carvalho

O Conselho Municipal de Saúde, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde recebeu dia 27 de novembro, em São Paulo, o prêmio “Gilson de Carvalho”, categoria “Fortalecimento da Participação Social” uma iniciativa do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, para reconhecer o trabalho e experiências exitosas dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde. O prêmio foi concedido durante a 2ª Semana de Participação Social no SUS realizada em São Paulo com o tema "Inquietações Sociais na Saúde", que objetivou foi fortalecer o debate e a reflexão sobre o controle social e a gestão participativa da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo foi de 25 a 28 de novembro, e contou 250 pessoas que marcaram presença durante os quatro dias de discussão da participação da sociedade civil na administração do SUS, direito assegurado pela Constituição Federal, que permite não só o controle da aplicação de recursos públicos, mas também a presença da comunidade na formulação das políticas públicas de saúde.

O presidente do CMS, Luiz Medeiros, ressaltou que esta gestão do Conselho destaca pelas ações em políticas sociais, implementação e fomentação de políticas de saúde. “Fizemos a inscrição do CGUs. Fomos reconhecidos e premiados pela ampliação do controle social com a eleição de 149 Conselheiros Locais de saúde (CGUs). Foram seis meses de caminhada, com muitas reuniões nas Unidades com a comunidade aos sábados, domingos e feriados e com o apoio do secretário de Saúde, José Roberto de Stefani. Fizemos um trabalho de conscientização, que demostra o amadurecimento da população usuária do SUS. Não medimos esforços para fazer o controle social de fato. Temos que estar unidos pelo SUS, CMS, Gestor e trabalhadores de saúde.”

Medeiros informou que nesta gestão, o CMS se profissionalizou, são 17 reuniões mensais de calendário, 11 comissões e a interlocução com a Secretaria de Saúde que acontece de maneira responsável.

O Prêmio Gilson Carvalho, uma iniciativa do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, para reconhecer o trabalho e as experiências exitosas dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde. Uma homenagem que leva o nome do médico pediatra, mestre e doutor em Saúde Pública, que se notabilizou pela competência, seriedade e referência no debate sobre a gestão participativa do SUS. O concurso premiou quatro trabalhos nas categorias Inovação, Fortalecimento da Participação Social, Compartilhamento e Intersetor alidade, com base nos seguintes critérios: oferta de oportunidades de desenvolvimento da participação social; adequação às normas vigentes; resultados efetivamente alcançados; aspectos inovadores do projeto; e coerência entre objetivos, estratégias e resultados do trabalho.

O vencedor do Prêmio Gilson Carvalho na categoria "Fortalecimento da Participação Social" foi o Conselho Municipal de Saúde de Indaiatuba. Na categoria "Inovação" foi o Conselho Municipal de Saúde de Ilha Bela/SP. Na categoria "Compartilhamento" foi o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo. E por último o vencedor na categoria "Intersetorialidade" foi o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe.

A entrega do prêmio foi realizada pelos familiares do médico sanitarista, no dia 27 de novembro, aos vencedores e de Indaiatuba estavam presentes o presidente do CMS, Luiz Medeiros, os conselheiros municipais Mário Jacintho, Maria Terezinha S. Miqueletti e Maria Nazareth S. Caviquioli e a Secretária Executiva Patrícia Zanetti.

Além do prêmio, Indaiatuba recebeu um curso de Pós-Graduação na área da saúde do Ipesp (Instituto de Pesquisa em Ensino e Pós-Graduação de São Paulo). O CMS decidirá como será feito a escolha do profissional que receberá o benefício.

Participaram da II Semana de Participação Social no SUS representantes de 10 Estados, entre Conselheiros de Saúde das esferas Nacional, Estadual, Municipal, além de coletivos voltados ao incremento da participação social no SUS, tais como Plenárias de Saúde, Fóruns, entre outros.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini