Conselho de Saúde implanta novas caixas da ouvidoria em várias alas do Haoc

Usuários podem deixar suas sugestões, reclamações e elogios
03/11/2014 11:06h

Conselho de Saúde implanta novas caixas da ouvidoria em várias alas do Haoc

O Conselho Municipal de Saúde de Indaiatuba em parceria com a Secretaria de Saúde e Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) implantou novas caixas e folders da Ouvidoria SUS em seis alas do Hospital Augusto. O Conselho alterou o layout do material que recebeu cor amarela proporcionando ao usuário uma melhor identificação da ferramenta de controle e desta maneira implementar e fortalecer a participação de todos.

O presidente do CMS, Luiz Medeiros de Paula, explicou que a ouvidoria SUS foi implantada, no Haoc, em agosto de 2012, com um folder para aplicação da pesquisa de sugestão, crítica, elogio reclamação. “Em fevereiro de 2013, foi apresentado ao CMS, uma estatística referente aos meses de agosto a dezembro de 2012. Após essa data devido a vários eventos do CMS (Regimento Interno CMS, eleição do CMS, formação de comissões, composição de mesas, conferências, eleição dos CGUs, entre outros) não foi possível apresentação da nova estatística. Estamos alimentando o sistema e apresentaremos assim que concluírmos, referente ao ano todo de 2013 até outubro de 2014”.

Luiz Medeiros explicou que as alas masculina, maternidade, feminina, pediatria e Pronto Socorro receberam as novas caixas e folders “Desde de outubro, as conselheiras Maria Terezinha S. Miqueletti e Maria Nazareth de S. Caviquioli são responsáveis em alimentar, acompanhar e recolher as demandas mensalmente, vista-las e datá-las na presença de um representante do Haoc. A comissão fará a análise e encaminhará ao setor de competência do Haoc para providências”.

Luiz ressaltou que o novo Layout do folder proporciona utilizar esse mesmo questionário em outras unidades de saúde. Ressaltou que a Comissão Gestora do Haoc acompanha mensalmente as ações do Hospital.

Também foi aprovada na reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde realizada na quarta-feira, 29, na Câmara Municipal, a implantação do modelo de Ouvidoria em todas as Unidades de Saúde do município.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini