Rede Municipal recebe visita da Guarda Civil e Polícia Militar para atividades do Programa Viver

Mais de 2 mil alunos dos 5ºs anos serão atingidos com ações de prevenção às drogas
24/10/2014 16:15h

Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI

O GOC (Grupo de Operações com Cães) da Guarda Civil de Indaiatuba está passando pelas Escolas Municipais com o objetivo de proporcionar a proximidade da Guarda com as crianças e ajudar nas ações do Programa Viver e Proerd, da Polícia Militar, na formação continuada de prevenção do uso de substâncias psicoativas. De acordo com a sub-coordenadora do Programa Viver, Jacimara Miranda, está é uma das ações de prevenção do Viver e até o final do ano 25 escolas de Ensino Fundamental receberão a visita para este trabalho, alcançando 2.387 alunos dos 5ºs anos. Na terça-feira (21) o grupo se apresentou na Emeb “Profª Maria Benedicta Guimarães”.

Os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental recebem aulas do Proerd junto com o Viver e dentro dessas aulas o GOC entra com o Dog Show como um complemento, para mostrar as habilidades dos cães Thor (Golden Retriever), Red (Labrador) e Max (pastor belga Malinois). Nas escolas, são apresentadas maneiras de como adestrar o cão sem punição e algumas tarefas da rotina do cão na corporação da Guarda, como localizar entorpecentes. A equipe do GOC é formada pelos Guardas Civis; Osiel Henrique Vieira; Ricardo Pereira a Rocha; José Batista da Cunha; Jean Fernandes e Claudinei Tibúrcio.

No primeiro semestre do ano 13 escolas receberam o GOC, agora no segundo semestre, mais 12 escolas participarão das ações que iniciaram no dia 13 de outubro. De acordo com o Guarda Civil, Claudinei Tibúrcio, são levados para apresentações os cães mais dóceis e todo equipamento de segurança necessário. Os cães que fazem contato com os alunos são o Thor e o Red, que foram adestrados com cunho educacional. “É muito gratificante fazer um trabalho como esse, vemos a reação dos alunos com os cachorros e posso afirmar que o sorriso de uma criança vale mais do que uma medalha de honra ao mérito”, revela Tibúrcio.

Também estão participando das ações os guardas Civis do projeto ‘Anjos da Guarda’ que integram as equipes de Ronda Escolar, atuando com mais proximidade da direção e coordenação das Escolas e dos alunos. Além do patrulhamento, os profissionais promovem atividades com jovens e crianças para combater a violência e o uso de entorpecentes.

Acompanhe o cronograma das próximas visitas do GOC.

Emeb Leonel José Vitorino às 10h e às 14h

Emeb Áurea Moreira da Costa às 10h e às 14h

Emeb Luiz Carlos Batista de Moura às 10h e às 14h

PROGRAMA VIVER

O programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.
  • Redator(es): Laís Fernandes