Cerest promove capacitação para profissionais que estão ingressando na Educação

Capacitação visa conscientizar sobre o uso da voz e prevenir doenças
20/10/2014 15:10h

Cerest promove capacitação para profissionais que estão ingressando na Educação

A Secretaria de Saúde, por meio Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), iniciou em outubro, capacitação em higiene vocal para o primeiro grupo de profissionais que estão ingressando na Secretaria de Educação (professores e auxiliares de desenvolvimento educacional). O objetivo é conscientizar sobre o uso adequado da voz e prevenir as chamadas ‘disfonias’ (alterações da voz). O programa do Cerest prevê capacitações quinzenais, em janeiro e julho de 2015, atenderá os docentes em período de férias escolares.

A fonoaudióloga do Cerest e responsável pela capacitação, Célia Allegretti Mercadante, explicou que o uso da voz profissionalmente, principalmente na atividade docente, é intensivo e excessivo e nem sempre é executado em condições favoráveis. Existe a exposição aos fatores nocivos como falar prolongadamente em ambientes ruidosos e a exposição a agentes químicos, temperatura e umidade ambiental, turno de trabalho, stress tem levado ao alto índice de disfonias. Os professores representam aproximadamente dois milhões de trabalhadores no Brasil e segundo dados da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, o índice de disfonia nesta categoria é de 80,7%.

Este trabalho faz parte do Programa de Atenção à Saúde Vocal em Indaiatuba, realizado pelo Cerest desde 2011 com base nos preceitos da Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador) de institucionalização da saúde do trabalhador, visando os profissionais que utilizam a voz como ferramenta básica de trabalho.

O setor de Fonoaudiologia do Cerest oferece atenção permanente a trabalhadores que utilizam a voz profissionalmente, através de ações de promoção à saúde vocal e prevenção do DVRT (Distúrbio Vocal Relacionado ao Trabalho), como campanhas de orientação à população, apoio técnico à rede de saúde, distribuição de material informativo, palestras em escolas e empresas, Oficinas de Treinamento, avaliação e acompanhamento de pacientes portadores de DVRT.

CEREST

O Cerest/Regional de Indaiatuba atua na prevenção de doenças e acidentes de trabalho, estando habilitado para atender pacientes de Indaiatuba e mais três municípios: Monte Mor, Vinhedo e Santa Bárbara d’Oeste. O Cerest é uma unidade de saúde dirigida aos trabalhadores independente do seu vínculo de emprego (formal, informal, autônomo ou funcionários públicos), em área urbana ou rural. O centro conta com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos, um fonoaudiólogo, um terapeuta ocupacional, um psicólogo, um assistente social, um enfermeiro, um técnico em segurança do trabalho e profissionais da área administrativa.

O Cerest está situado à Av. Presidente Vargas, 457, Vila Vitória II. O telefone para contato é o (19) 3835-7265 ou (19) 3894-4959.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini