Secretaria de Saúde promove mutirão para coletas de exame papanicolau

30/09/2014 15:14h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Secretaria de Saúde promove mutirão para coletas de exame papanicolau

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado (27), mutirão para colher material para realização do exame de Citologia Oncótica, mais conhecido como Papanicolau. Profissionais da Unidade Básica de Saúde 7 (Jardim Morada do Sol) e o polo do PSF (Programa Saúde da Família) do Parque Indaiá atenderam 96 mulheres no período da manhã.

A coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde, Silene Carvalini, explicou que os atendimentos aconteceram no sábado para atender aquelas mulheres que trabalham e não conseguem ir à Unidade durante a semana fazer o exame.

A coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Jardim Morada do Sol, Dileici Aparecida Camargo, explicou que na sua Unidade são colhidas 60 amostras por semana. “Quando a mulher chega para marcar consulta e está com documentos e preparada, o exame é colhido na hora”, comenta.

O atendimento das Unidades de Saúde para a prevenção de câncer de mama e Citologia Oncótica (C.O), é por livre demanda. É preconizada que toda mulher maior de 40 anos, faça exames todos os anos. Basta chegar na Unidade ou PSF e pedir para fazer a coleta. Se a mulher estiver preparada a coleta é feita pela enfermeira que também faz o exame na mama e agenda o exame de mamografia. Para fazer exame de citologia oncótica tem ficar 48 horas sem relação sexual, não usar creme vaginal e nem usar a ducha vaginal. Em casos de alterações nos resultados, o contato é feito com a paciente, para que ela iniciar o tratamento.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini