Manhã de lazer inicia a programação da Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Secretário da Família e do Bem Estar Social participou do evento
16/09/2014 14:43h

Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social em parceria com o Comdefi (Conselho Municipal Para Assuntos da Pessoa com Deficiência) realiza a 15ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de 11 a 21 de setembro. A programação visa comemorar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro. Nesta segunda-feira (15) cerca de 200 alunos participaram da manhã de lazer no CET (Centro Esportivo do Trabalhador).

A semana municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoverá ações que visam à divulgação dos direitos desse público e diminuir a discriminação de forma que a sociedade veja que sua participação é um direito e o exercício pleno de cidadania. O secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, a coordenadora do Centro de Referencia em Atenção à Pessoa com Deficiência, Alzira Ribeiro da Silva e a diretora do Departamento de Proteção Especial, Sandra Maria de Moraes, acompanharam as atividades no CET.

O secretário da pasta falou sobre a satisfação de oferecer o acolhimento para os jovens com deficiência. “Agradeço a participação de cada um nesta manhã de lazer, a semana municipal dos direitos da pessoa com deficiência é esperada durante todo ano, por promover atividades como essa, que trazem alegria e criatividade para o dia a dia. Parabenizo a Alzira e a Sandra pelo trabalho realizado com esses jovens”, comenta Furlan.

Participaram da manhã de lazer as Organizações não Governamentais de Indaiatuba Apae, Ciaspe e Cirva, além do Centro de Referencia em atenção à pessoa com Deficiência; Projeto Gente eficiente e Emeb “Profª. Benedita Vagner de Campos”.

Na terça-feira (16), às 19h30, na Faculdade Anhanguera terá a palestra sobre Acessibilidade com Rubens de Oliveira, que é presidente da CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade) e a realização de vivencia com alunos e funcionários da Faculdade.

Na quarta-feira (17) terá o Fórum regional e a participação no encontro do Núcleo Regional do CEAPPD (Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência) em Mogi Mirim com a apresentação do coral em Libras ‘O Som do Silencio’ formado por funcionários Públicos Municipais, da oficina de talentos do Projeto Gente Eficiente.

Na quinta-feira (18), das 9h às 16h, terá uma programação especial na Praça Prudente de Moraes com apresentações artísticas; feira de artesanato com Barracas de Ongs e Secretarias Municipais; campanha em respeito às vagas e orientações referente à legislação específica ao uso dessas vagas; aferição de pressão arterial; orientações nutricional com pesagem e medidas; exposição de cursos profissionalizantes para pessoa com deficiência; cadastramento de PCD e orientações sobre o projeto de Inclusão ao mercado de Trabalho e orientações para obtenção de isenção de IPI e ICMS.

Na sexta-feira (19) terá a sessão de cinema no Polo Shopping de Indaiatuba com início às 14h. O evento é destinado aos os jovens do projeto Gente Eficiente, Emeb Benedita Vagner, Derefim, Ciaspe e Cirva, o filme ainda será definido.

O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado no município desde 1998. A Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi instituída em 2006 e conta com atividades de lazer, palestras, apresentações artísticas e divulgação do trabalho das entidades locais.
  • Redator(es): Laís Fernandes