Secretaria de Saúde promove ações durante Dia Nacional de Combate ao Fumo

27/08/2014 18:16h

A Prefeitura por meio do CAPS AD (Centro Psicossocial de Álcool e Drogas AD III) da Secretaria de Saúde promove na sexta-feira (29), das 8h às 12h, na Praça Prudente de Moraes, no Centro, ações educativas para lembrar o dia nacional de combate ao fumo. A equipe do CAPS AD realizará exames de aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos educativos e orientações sobre os males que o cigarro causa e opções de tratamento oferecido pelo Centro.

A coordenadora CAPS AD, Kelly Cristina Pazini, explicou que o Centro é referência para o tratamento de usuários de álcool, drogas, tabaco e outras substâncias nocivas à saúde. “Sabemos que o tabagismo não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados pelo cérebro e causam prazer. As pessoas que buscam auxílio para deixar o vício são avaliadas individualmente e, caso necessário, o médico indica qual é o melhor tratamento”.

Kelly informou que atualmente no CAPS há três grupos com 30 pacientes em tratamentos. “Os pacientes são atendidos por equipe multidisciplinar e tem o suporte para fazer o tratamento para parar de fumar”

O CAPS AD está localizado Avenida Presidente Vargas, 890, Cidade Nova, e atende de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17hs. Informações pelo telefone 3816-7878.

TABAGISMO

Desde 1840 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionando um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha.

Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.

A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc.

O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.

O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença. Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), dentre outras.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini