Meninas devem tomar segunda dose da vacina HPV a partir de setembro

05/08/2014 14:18h

Foto: Arquivo - Adriana Panzini - SCS/PMI
Meninas devem tomar segunda dose da vacina HPV a partir de setembro

A Secretaria de Saúde informa que as meninas de 11, 12 e 13 anos, que receberam a primeira dose da vacina contra a HPV nos meses de março e abril, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), devem receber a segunda dose no mês de setembro. Pais e responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e polos do Programa Saúde da Família no dia agendado na caderneta de vacina.

O HPV é o nome genérico de um grupo de vírus que pode provocar lesões nas genitais e que podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.

Indaiatuba imunizou 3.737 meninas da faixa etária de 11 a 13 anos durante Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano). O município atingiu 81,84% da população estimada de 4.838 adolescentes de 11 a 13 anos.

A vacina contra o HPV é injetável e é ministrada em três doses, primeira dose, segunda seis meses depois e a última em 60 meses (cinco anos).

A vacina é bem tolerada e há poucas reações adversas como dores locais, febre e cefaleia.

Indaiatuba tem uma população estimada de 1.582 meninas (11 anos), 1.621 meninas com 12 anos e 1.635 meninas com treze anos, totalizando 4.483.

O Ministério da Saúde vacinará em 2015, as adolescentes com 9, 10 e 11 anos. Em 2016 em adiante: as adolescentes com nove anos. Esta vacina anteriormente só era aplicada em clínicas particulares.

Confira os endereços das UBS e PSF – obedecendo sempre os horários das salas de vacina de cada unidade.

Hospital Dia – Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança;

UBS IV, Rua Hélio Pistoni, S/Nº, Jardim Morada do Sol;

UBS V (Itaici) - Rua Amadeu Tachinardi, 74, Itaici;

UBS IX (Central) - Praça Scyllas Leite Sampaio, Vila Teler;

UBS X Jardim Califória - Rua Basílio Martins, Jardim Califórnia;

UBS XI João Pioli, Avenida Manoel Ruz Peres, Jardim João Pioli;

PSF Parque Indaiá - Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá;

PSF Jardim Oliveira Camargo, Rua Yorico Gonçalves, S/Nº, Jardim Oliveira Camargo;

PSF Carlos Aldrovandi, Rua Ângelo Berteli Neto, 1.000, Jardim Aldrovandi;

UBS Parque Corolla, Rua Nelson Nazário, Jardim Morada do Sol;