Na Trilha das Águas leva milhares de alunos a percorrer pontos de abastecimento de água

Cerca de 16 mil alunos já participaram do Programa
08/05/2014 17:36h

Foto: Giuliano Miranda DCS-Saae

O Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, uma parceria entre o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Secretaria Municipal de Educação já levou, desde 2009, ano do início do projeto, cerca de 16 mil alunos dos 3º anos das escolas da rede municipal de ensino.

Na terça-feira (6), 56 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da EMEB Maria Nazareth Pimentel divididos em duas turmas (manhã e tarde), percorreram o roteiro.

O “Na Trilha das Águas” leva os alunos a conhecer três tradicionais pontos ligados ao abastecimento em Indaiatuba, unindo passado e presente: o tradicional chafariz, no final da Rua Cristiano Steffen, na Praça Elis Regina, um dos primeiros locais de abastecimento público do município, a Represa de Captação do Cupini que desde 1937 é responsável pelo abastecimento do município e conta com trilhas além de ser um dos últimos trechos urbanos de mata atlântica em Indaiatuba. Os alunos têm contato com as nascentes existentes na área e que alimentam uma das represas do local. Finalizando a visita, as escolas têm a oportunidade de conhecer a primeira Estação de Tratamento de Água de Indaiatuba (ETA I), na vila Avaí, inaugurada em 1974, onde acompanham todas as etapas do tratamento de água, desde sua entrada na Estação até a reservação.

Informações e agendamentos de visitas podem ser feitos pelo e-mail comunicacao@saae.sp.gov.br.
  • Redator(es): Sérgio Gatolini – DCS/Saae