Notícias
Botão do Pânico salva mulher assistida pelo programa Caminho das Rosas
Agressor é preso em flagrante pela Guarda Civil de Indaiatuba18/06/2021 14:01h
Foto: Arquivo - Eduardo Turati - GC/PMI

No mês de maio uma mulher assistida pelo programa Caminho das Rosas foi salva após acionar aplicativo SOS Caminho das Rosas, que funciona como um botão de pânico. A vítima pediu socorro ao perceber que estava sendo seguida pelo ex-marido. Em poucos minutos a viatura chegou ao local e conduziu o agressor à delegacia, onde o delegado de plantão decretou a prisão em flagrante por descumprimento de ordem judicial.
E.M.S. encoraja outras mulheres que também vivenciam um relacionamento abusivo a não terem medo de fazer a denúncia formal. “Quero incentivar as mulheres a não terem medo e que procurem o Caminho das Rosas, peçam sim a medida protetiva e o botão do pânico, porque foi isso que mudou minha história”, enfatiza a vítima.
Para conferir a história de E.M.S. acesse o link: https://youtu.be/B2fPHBmwxHg
A Guarda Civil de Indaiatuba registrou 117 atendimentos de violência doméstica de janeiro a maio de 2021. Neste mesmo período 24 homens foram presos em flagrante. Atualmente há 24 mulheres cadastradas no aplicativo SOS Caminho das Rosas e têm botão do pânico instalado em seus smartphones.
Para fazer o cadastro a mulher que possui a medida protetiva deve comparecer à sede da Guarda Civil, na avenida Ário Barnabé, 924, Jardim São Conrado, das 8h às 17h. Os responsáveis pelo atendimento são os GC Lucas e o GC Hipólito. Para quem preferir a solicitação também pode ser feita através do WhatsApp (19) 9 9945 8747.
Os documentos necessários são: um documento com foto, a medida protetiva, e um smartphone com sistema Android. Em caso de dúvidas as interessadas podem enviar e-mail para lucas.santos@indaiatuba.sp.gov.br ou ligar no telefone (19) 3935-1484.
Caminho das Rosas
O programa Caminho das Rosas é focado na prevenção da violência contra a mulher. Lançado oficialmente em setembro de 2018, em conjunto com as secretarias de Saúde, Segurança, Cultura e Assistência Social, o programa oferece treinamentos, visando o atendimento e acolhimentos destas mulheres.
A secretária de Cultura e idealizadora do programa, Tânia Castanho, explica que desde o início do Caminho das Rosas, o trabalho em conjunto contribui para que o programa se torne cada vez mais eficaz tanto para a questão da prevenção como para o apoio às mulheres que sofrem qualquer tipo de agressão. “Tudo é resultado de um trabalho colaborativo, que vem cada vez mais avançando, com um número maior de secretarias atuando em conjunto, além de parcerias com órgãos públicos do sistema municipal e estadual. Mesmo que as ações tenham sido mantidas, o número de casos subiu na pandemia, infelizmente. Com o avanço da vacinação, estamos analisando a possibilidade de oferecer novas palestras e cursos presenciais, sempre com foco no trabalho de prevenção, incluindo também o combate à violência contra a criança”, planeja a secretária.
Aplicativo SOS Caminhos das Rosas
O crime de violência doméstica é uma ocorrência difícil de lidar, principalmente pelo fato do constrangimento da vítima que, muitas vezes, tem dificuldade em pedir ajuda. Pensando em facilitar o atendimento destas pessoas, a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba desenvolveu o aplicativo SOS Caminho das Rosas, que funciona como um botão de pânico.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, reforça que o aplicativo é mais uma forma de denúncia, pois para qualquer tipo de agressão a Guarda disponibiliza o 153. “O aplicativo é uma maneira mais rápida que encontramos para ajudar as mulheres que sofrem com a violência doméstica. A partir do momento que o botão é acionado, um sinal dispara no COI e já aparece a localização da ocorrência e o histórico da vítima. Estas informações auxiliam para que o atendimento seja muito mais eficiente, o que resulta em uma possibilidade maior do agressor ser preso”, explica Lima.
- Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
- Release N.º: 655
Notícias relacionadas