Divulgação
A
Secretaria de Educação de Indaiatuba promove o 2º Torneio de Robótica da Rede
Municipal de Ensino. A competição reunirá equipes de alunos do 3º ao 5º do
Ensino Fundamental, de 28 unidades escolares que desenvolvem o programa de
robótica educacional. O evento será realizado no sábado, dia 19 de outubro, das
7h30 às 13h, no Espaço Viber. A temática do evento será “Inteligência
Artificial – Construindo o Futuro!”. O objetivo do torneio é desenvolver nos alunos o
trabalho em equipe e a colaboração, além de colocar em prática os conhecimentos
adquiridos nas aulas de robótica.
A realização do 2º torneio enaltece ainda mais o trabalho de
todos. “Os professores poderão junto com os alunos fazer um trabalho de
apresentação de seus projetos e mostrar, não a competitividade, mas a
cooperação, desenvolvendo seus projetos juntos com as suas famílias”, comentou
o prefeito Nilson Gaspar.
A experiência do
1º torneio realizado no ano passado consolidou o desenvolvimento do programa na
Rede Municipal de Educação. Na ocasião, o prefeito
destacou a qualidade da educação. “A educação municipal de nossa cidade está
entre as melhores do país e seguimos implementando a qualidade que nossas
crianças merecem. A robótica é mais um exemplo das inovações tecnológicas
implementadas para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos”, comentou
Gaspar.
Ao
todo são 28 equipes inscritas para o segmento Ensino Fundamental I (3º ao 5º
Ano) para o Desafio de Mesa e 9 equipes inscritas para o segmento Ensino
Fundamental I (1ºs e 2ºs Anos), das escolas de período integral.
Torneio
aborda a IA
A educação do século XXI é permeada por variadas e abrangentes
questões e deve oferecer aos estudantes as ferramentas para que possam lidar
com demandas atuais e de um futuro cada vez mais próximo. Este ano a temática
do evento será “Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”.
O desafio de programação na mesa de competição seguirá a temática
do evento, com missões relacionadas aos diferentes tópicos que podem ser
abordados no tema. A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de acelerar o
progresso em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que
destaca a necessidade de assegurar a educação inclusiva e equitativa e de
qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas
e todos.
O torneio é um evento aberto ao público, haverá premiações para os
Desafios de Mesa e para projetos de pesquisa, torcida mais animada, categoria
cooperação, onde as equipes são estimuladas para ajudarem umas às outras
durante o festival e categoria solidariedade onde as equipes são incentivadas
para arrecadar o máximo de produtos de higiene adulto e infantil (papel
higiênico, xampu, sabonete, pasta de dente e lenço umedecido etc.) que
serão doados a uma instituição do município.
Serviço:
2º Torneio de
Robótica Educacional
Data:
19 de outubro de 2024 (sábado)
Hora:
das 7h30 às 13h.
Local:
Espaço Viber
Rua Goiás,
Cidade Nova II, Indaiatuba-SP
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702
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