A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Obras complementares do novo elevado do Jardim Tancredo Neves entram na reta final

Secretaria de Obras trabalha no recapeamento do trecho de interligação das Marginais
09/05/2024 15:49h


Foto: RIC/PMI
#PraTodosVerem: imagem mostra a via de interligação da rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr. com a avenida Manoel Ruz Peres, com uma faixa de rolamento já recapeada e sinalizada com cones laranjas. No canteiro central, uma placa amarela escrito respeite o pedestre em preto. Na calçada do lado esquerdo tem um homem em pé, observando a rua e comércio em frente. Dois carros circulam.

Secretaria de Obras executa recapeamento na interligação da rua Soldado João com avenida Manoel Ruz Peres

#PraTodosVerem: imagem mostra a via de interligação da rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr. com a avenida Manoel Ruz Peres, com uma faixa de rolamento já recapeada e sinalizada com cones laranjas. No canteiro central, uma placa amarela escrito respeite o pedestre em preto. Na calçada do lado esquerdo tem um homem em pé, observando a rua e comércio em frente. Dois carros circulam.

A obra completar do elevado “Agostinho de Mello Gonçalves”, construído na Marginal Esquerda da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, está em processo de finalização. Nesta semana, a equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas intensificou os trabalhos no local, e executa o recapeamento do trecho de interligação da rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr. e avenida Manoel Ruz Peres. O Departamento de Trânsito finalizará a sinalização viária, na sequência. A previsão é de que os serviços estejam finalizados na próxima semana.

A pista do novo elevado da Marginal Esquerda foi liberada para o tráfego de veículos em dezembro do ano passado, mas o projeto ainda incluía reformulações no entorno para a interligação das alças de acesso e demais adequações de trânsito.  As obras complementam o projeto de mobilidade urbana iniciado em 2018 com a entrega do elevado “Sinézio Matini”, na Marginal Direita. O objetivo é dar mais fluidez ao trânsito da região.

Com o novo projeto de trânsito implantado na região do Jardim Tancredo Neves, os condutores de veículos que estão na Marginal Esquerda, sentido bairro-centro, seguem direto pelo elevado se quiserem permanecer na via. Já os condutores que pretendem acessar a avenida Manoel Ruz Peres ou a Marginal Direita, terão que utilizar a alça de retorno, à esquerda, na saída do elevado. Paralelo ao elevado, à direita, a via termina no acesso à rua Sérgio dos Santos Pereira, de onde é possível retornar para a João Carlos de Oliveira Jr. ou seguir para os bairros da região.

Para quem está na rua Soldado João, sentido avenida Manoel Ruz Peres, a passagem é livre no cruzamento com a Marginal Esquerda da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, passando por baixo do elevado.   

O acesso ao Jardim João Pioli e Jardim Hubert pela Manoel Ruz Peres, passando por baixo do Elevado da Marginal Direita, continua ordenado por semáforo, mas o tempo de espera foi reconfigurado para dar mais fluidez ao trânsito. Nesse ponto, não é mais possível o acesso direto à Marginal Direita, sendo necessário fazer o retorno depois do posto de combustível, virar à direita na rua José Garcia Oliveira, e à direita na rua Américo Soster.

Os condutores de veículos que vêm da região do João Pioli pela Manoel Ruz Peres e querem acessar a Marginal Direita, sentido Jardim Morada do Sol, continuarão com acesso livre à direita. Quem pretende acessar a Marginal Esquerda no sentido bairro-centro, também terá passagem livre por baixo do elevado da Marginal Direita e seguirá pela faixa da direita no acesso à alça de retorno. Se o objetivo for acessar à rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr., basta seguir em frente.

Em janeiro deste ano, o Departamento de Trânsito também implantou sentido único na rua Edmílton Marconi, no Jardim Tancredo Neves, até a rua José Carlos Wolf. A mudança integrou o novo projeto viário implantado no entorno do elevado construído no bairro.

Obra

A construção do novo elevado na altura do Jardim Tancredo Neves recebeu investimentos aproximados de R$ 7,5 milhões, com recursos próprios. O objetivo foi melhorar a fluidez do trânsito em um dos principais cruzamentos da cidade.

O trecho recebe todo o volume de veículos que vem da zona sul e segue pela Marginal Esquerda do Parque, no sentido da região norte da cidade, e também os veículos que estão cruzando o Parque Ecológico para acessar a avenida Manoel Ruz Peres, na direção das regiões do João Pioli, Parque Campo Bonito ou do Jardim Morada do Sol.

No projeto da Secretaria de Obras e Vias Públicas a rampa inicial do elevado tem 97,40 metros, com vigas de concreto protendido de vão livre de 37 metros, rampa de saída de 91 metros e a largura da pista de 11,10 metros, o que resulta em 4.300m² de pavimentação asfáltica.

A obra também inclui a execução de serviços de drenagem de águas pluviais, construção de 220 metros de guia se sarjetas e 681m² de calçadas, além do recapeamento de vias no entorno, interligação de ciclovias, sinalização vertical e instalação de nova iluminação.

O prefeito Nilson Gaspar reforçou que a maior fluidez no trânsito neste trecho do Parque Ecológico já foi sentida desde a abertura do elevado, em dezembro de 2023. “Esse cruzamento era um ponto crítico no trânsito dessa região da cidade e o projeto do elevado veio acabar com o problema de congestionamento que havia aqui nos horários de pico, trazendo mais segurança e mais fluidez ao trânsito aqui de Indaiatuba”, resumiu.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 356

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba