A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Secretaria de Saúde define ações do Maio Furta-Cor, mês de conscientização da saúde mental materna

Todas as unidades de saúde terão atividades ao longo do mês voltadas às mães
06/05/2024 15:03h


Foto: Divulgação RIC/PMI
#PraTodosVerem: Imagem ilustrativa da Campanha Maio Furta-Cor, centralizado na arte está escrito: Saúde Mental Materna importa. Fim da descrição.

UBSs de Indaiatuba realizarão rodas de conversas e consultas com psicólogos sobre saúde mental materna

#PraTodosVerem: Imagem ilustrativa da Campanha Maio Furta-Cor, centralizado na arte está escrito: Saúde Mental Materna importa. Fim da descrição.

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Saúde anunciou as ações do Maio Furta-Cor, mês de conscientização da saúde mental materna. Todas as unidades básicas receberão atividades ao longo do mês voltadas a promoção da saúde das mães. O Maio Furta-Cor foi instituído em Indaiatuba através de lei municipal nº. 7.824/2022 de autoria do vereador, Engº Alexandre Peres.

Para a secretária de Saúde, Graziela Garcia, este tema é muito importante para cuidar da saúde das mães de Indaiatuba. “Ser mãe pode ser incrivelmente desafiador, e é importante que as mães saibam que não estão sozinhas em suas lutas. Promover o Maio Furta-Cor é uma maneira de mostrar solidariedade e apoio às mães que estão enfrentando dificuldades em relação à sua saúde mental”, comentou Graziela.

Promover o Maio Furta-Cor ajuda a aumentar a conscientização sobre as questões relacionadas à saúde mental materna. Muitas pessoas não estão cientes dos desafios que as mães enfrentam em relação à sua saúde mental, e este mês oferece uma oportunidade para educar e informar o público sobre essas questões. O estigma em torno da saúde mental é uma realidade para muitas mães. O Maio Furta-Cor ajudar a reduzir esse estigma, encorajando as mães a buscar ajuda sem medo de serem julgadas ou estigmatizadas. 

Confira as ações das unidades básicas de saúde

UBS Jd. Umuarama – 09/05 das 8h às 10h, atendimento em grupo com psicóloga e consultas de enfermagem. 25/05 das 8h às 12h, consulta médica e odontológica, vacina e eletrocardiograma voltado para as mães.

UBS Pq Corolla – 10/05 às 17 horas, roda de conversa sobre saúde mental materna com as mães da EMEB Prof. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist.

UBS Jardim Brasil – 15/05 às 15h com construção da árvore “Verdades que precisam ser ditas sobre a maternidade” com a enfermeira Iracy e plantão de dúvidas coma ginecologista Dra. Ademilza. 23/05/24 às 9h30, roda de conversa com psicóloga e enfermeira da unidade.

UBS Itaici – 15/05 às 9h30, roda de conversa “Saúde mental materna: da gestação à avosidade”, e realização de dança de estimulação cognitiva com equipe multiprofissional do NASF.

UBS 07 – 18/05 das 7h às 12h, com atividades para gestantes e puérperas, roda de conversa sobre amamentação, manobra de desengasgo do bebê e depressão pós-parto; sessão de acupuntura; atendimento às gestantes; vacinação; coleta de exame preventivo do câncer de colo uterino e consulta odontológica.

UBS Campo Bonito – 21/05 às 13h30, palestra com Enf. Mayara Larissa “Um sentimento que atravessa o corpo e deixa marca na alma: como cuidar do maior cuidado, a mãe”.

UBS II Cecap – 21/05 às 14h, atividade voltada para saúde mental materna, “A mãe é a mais bela flor no Jardim da Vida”.

UBS 10 Jd. Califórnia – 23/05 às 9h com palestra com profissionais de saúde sobre o tema Saúde Mental Materna e Grupo de Gestante.

UBS Carlos Aldrovandi – 23/05 às 9h roda de conversa e desabafo sobre Saúde Mental e práticas de relaxamento para mães.

UBS 01 - 24/05, palestra com a Dra. Anne sobre os desafios da amamentação e saúde mental materna e cuidados com o bebê. Realização de testes rápidos e vacinação nas gestantes durante todo o mês.

UBS João Pioli – 24/05 das 10h às 12h, roda de conversa com a Dra. Alessandra, realização de alongamento e dança.

UBS 04 – 25/05 das 7h às 12h, conversa sobre aleitamento materno, depressão pós-parto, realização de consulta de pré-natal e coleta de exame preventivo de câncer de colo uterino.

UBS Pq Indaiá – 27/05 às 8h30, roda de conversa “Nutrindo a mente materna: o papel vital da rede de apoio na saúde mental”.

UBS Camargo Andrade – 27/05 às 8h, roda de conversa sobre “Como ser mãe nos dias atuais” com a psicóloga Cristiane.

UBS Jd Maritacas – 29/05 das 13h às 16h com atividades para gestantes e público geral sobre incontinência urinária, saúde bucal e autocuidado, oficina de maquiagem, atualização de caderneta vacinal, acupuntura e meditação.

UBS 09 – Durante todo o mês de maio serão oferecidos os serviços: acolhimento às gestantes e puérperas sobre alterações corporais, saúde mental, amamentação, aspectos emocionais, depressão pós-parto e baby blues, abordagem do tema no grupo de orientação parental com psicólogos e aplicação de questionário para mães para avaliação da Saúde Mental.

UBS Jardim Oliveira Camargo – durante todo o mês de maio haverão ações de vacinação, testes rápidos para as gestantes e mães e rodas de conversa.

  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 343

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba