A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba está entre as cidades paulistas com melhor avaliação no IEG-M

Município também está acima da média geral das 644 cidades paulistas auditadas pela Corte
23/01/2024 16:01h


Foto: Arquivo Eliandro Figueira - RIC/PMI
Indaiatuba está entre as cidades paulistas com melhor avaliação no IEG-M

Indaiatuba conquistou nota “B” (efetiva) e está entre as 52 cidades com melhor avaliação do Estado de São Paulo

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), principal órgão fiscalizador da aplicação dos recursos públicos, divulgou o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEG-M) de 2023, referente a 2022. Indaiatuba conquistou nota “B” (efetiva) e está entre as 52 cidades (8%) com melhor avaliação do Estado. Indaiatuba também está acima da média geral das 644 cidades paulistas auditadas pela Corte. Nenhum outro o município atingiu as notas B+ e A. Ação tem como objetivo medir o desempenho das prefeituras em relação a eficiência da utilização do orçamento.

Para o prefeito Nilson Gaspar (MDB) Indaiatuba receber essa avaliação favorável há tantos anos é extremamente gratificante. "A construção do nosso orçamento é realizada tomando por base uma previsão mais próxima da realidade possível, dentro da arrecadação própria e repasses de verbas estadual e federal. O importante é aplicar os recursos com austeridade e de forma programada e é, assim, que conseguimos oferecer serviços com qualidade para a população. Porque o principal objetivo da gestão do recurso público é atender as pessoas em suas necessidades oferecendo entre outras coisas, Segurança, Educação, Saúde, Habitação, Infraestrutura e cuidado social. O resultado é atração de novos investimentos, geração de emprego e renda, mais qualidade de vida. Esse resultado demonstra que Indaiatuba é diferenciada e por isso temos orgulho de viver e construir nossa família aqui", ressalta Gaspar.

O IEG-M foi criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para medir a eficiência dos gastos municipais e políticas públicas do gestor municipal. Os sete pilares avaliados são: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. Os dados são coletados anualmente por meio de questionários eletrônicos. Dos 644 municípios paulistas, 52 obtiveram nota “B” (efetiva), 223 municípios nota “C+” (em fase de adequação) e 369 tiveram IEM-G C (baixo nível de adequação).

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 49

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba