A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Saúde e Unimax fecham ano com aproximadamente 4 mil animais vacinados contra raiva

Vacinação do último sábado (25) atingiu 219 cães e 42 gatos
27/11/2023 16:42h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Saúde e Unimax fecham ano com aproximadamente 4 mil animais vacinados contra raiva

Ao todo 3.140 cães e 647 gatos foram vacinados ao longo do ano

A Prefeitura de Indaiatuba e a UniMAX divulgaram o balanço anual da vacinação antirrábica realizada na cidade neste ano de 2023. Com a última ação que ocorreu no sábado (25), 3.787 animais foram vacinados ao longo do ano em diversos pontos do município. No último sábado, 219 cães e mais 42 gatos foram imunizados.

A ação ocorreu em parceria entre Prefeitura, Secretaria de Saúde e a instituição de ensino, UniMAX. Os dados divulgados apontam que neste ano 3.140 cães e mais 647 gatos foram vacinados.Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Por que vacinar meu PET contra raiva?

A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo seres humanos e animais. Ela é quase sempre fatal tanto para animais quanto para humanos, portanto, a vacinação é uma medida crucial para prevenir a propagação da doença.

A vacina antirrábica é altamente eficiente na prevenção da raiva. Ela estimula o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos contra o vírus da raiva. Caso o animal seja exposto ao vírus no futuro, esses anticorpos irão ajudar a protegê-lo e a combater a infecção.

Além de proteger seu animal, a vacinação antirrábica também é importante para a saúde pública. A raiva é uma zoonose, o que significa que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. Ao vacinar seu animal de estimação, você contribui para a redução do risco de transmissão da raiva para você, sua família e outras pessoas.