Demutran leva palestra sobre Segurança e Educação no Trânsito para alunos do Campi

Iniciativa integra ações do Movimento Maio Amarelo e está disponível para escolas e entidades
31/05/2023 15:53h

Foto: Lucas Bueno RIC/PMI

Marcos Alonso, agente de fiscalização de trânsito e transporte, em palestra no Campi

Com o intuito de levar informação e conscientização a crianças e adolescentes, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), da Secretaria de Obras e Vias Públicas, deu início a uma série de palestras sobre Segurança e Educação no Trânsito, em cumprimento ao proposto pelo Movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). As primeiras oito palestras aconteceram no Campi (Círculo dos Amigos Mobilizados na Preparação Profissional de Indaiatuba).

As palestras integram a campanha desenvolvida pela Prefeitura de Indaiatuba em parceria com a ONSV e encerram a edição 2023 do Maio Amarelo. Na ocasião, o agente de fiscalização de trânsito e transporte Marcos Alonso e o guarda civil Murillo Ferreira conversaram com oito turmas do Campi, totalizando cerca de 250 alunos. “Esta iniciativa é importante, pois conversamos diretamente com jovens e adolescentes em fase de habilitação, levando informações essenciais para a educação no trânsito a futuros motoristas”, destaca Marcos.

“Além disso, levamos dicas de prevenção para pedestres e ciclistas, para que todos saibam observar e respeitar todos os aspectos que envolvem um trânsito seguro”, aponta Murillo. Estas palestras têm como objetivo colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas e entidades, o que é preconizado pelo Movimento Maio Amarelo.

Celebrando seus dez anos de criação pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, nascido em Indaiatuba e atualmente sediado em São José dos Campos, o Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em 2023, a campanha educativa traz o tema No Trânsito, Escolha a Vida, que pede uma reflexão: será mesmo que eu só devo me preocupar com as minhas ações? Será que ajudar o outro no trânsito, informar, explicar, ajudar não melhora as relações pelas ruas e rodovias? Essas e outras reflexões integram as peças da campanha em 2023.

As palestras, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, estão à disposição das escolas e entidades de Indaiatuba. Para mais informações, é só ligar para (19) 3934-4710. As palestras no Campi contaram com o apoio da pedagoga Tatiana de Souza Aprigio Oliveira, da instrutora Denise Cristina Olivo Dumont e da coordenadora Sônia Maria Sassi Diniz.

• Redator(es): Fábio Alexandre