A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura implanta sistema de Semáforo Inteligente nos principais cruzamentos do município

Sistema de Controle de Tráfego adaptativo em tempo real da rede semafórica já entrou em operação
25/05/2023 14:03h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Prefeitura implanta sistema de Semáforo Inteligente nos principais cruzamentos do município

Câmeras nos semáforos registram o fluxo de veículos para ajuste automático do controle do tempo semafórico

A Prefeitura de Indaiatuba implantou o Sistema de Controle de Tráfego Adaptativo em Tempo Real da rede semafórica do município. O sistema conhecido popularmente como Semáforo Inteligente é um equipamento de controle de tráfego moderno capaz de gerenciar os semáforos para que os tempos sejam sincronizados de acordo com o fluxo de veículos que circulam pelo local. A novidade começa a funcionar nos principais cruzamentos da cidade, atendendo as avenidas Visconde de Indaiatuba, Conceição, Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e Francisco de Paula Leite, além da alameda Comendador Santoro Mirone, no Distrito Industrial.

Na avenida Visconde de Indaiatuba, o sistema já atende os cruzamentos com a avenida Conceição, com a Avenida dos Trabalhadores e com a avenida Presidente Vargas. A avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé está com o Semáforo Inteligente na confluência com a alameda João Amstalden (Marginal Direita) e com a rua Vinte e Quatro de Maio (Marginal Esquerda).

Nesta semana, o sistema também entrou em operação na avenida Conceição nos cruzamentos com a rua Quinze de Novembro e com a avenida Presidente Kennedy. Outros dois pontos beneficiados foram o semáforo da avenida Francisco de Paula Leite com a avenida Ário Barnabé, e o semáforo da alameda Comendador Dr. Santoro Mirone com a rua Antônio Barnabé.

O prefeito Nilson Gaspar lembrou que a preparação para a implantação do Sistema de Controle de Tráfego Adaptativo em Tempo Real da rede semafórica foi iniciada já no final de 2022, com o trabalho de instalação de fibra ótica nos pontos beneficiados, serviço que foi executado pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração. “A vantagem desse sistema é que ele possibilita que o ponto controlado por semáforo seja reavaliado continuamente e os planos de sincronismo dos equipamentos sejam recalculados conforme a necessidade”, reforçou.

Na prática, o equipamento identifica a quantidade de veículos em cada corredor de um determinado cruzamento e, em tempo real, o sistema amplia o tempo do sinal verde para a via que tem maior volume. Com isso, o tempo de retenção nos semáforos cai e, consequentemente, os condutores de veículos conseguem fazer seu percurso em menor tempo que nos pontos controlados por semáforos que utilizam o chamado controle de tráfego a tempo fixo.

O sistema será administrado pela Prefeitura e os técnicos de manutenção semafórica farão a gerenciamento do serviço, sendo responsáveis pela reprogramação e ajustes sempre que tiver necessidade.

Foto: Eliandro Figueira/RIC-PMI


  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 457

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba