CMDCA realiza XII Fórum de Combate a Violência Doméstica e Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Evento é decorrente da lei n° 6211 de 2013, instituída no município
19/05/2023 08:24h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

XII Fórum realizado na manhã desta quinta-feira.

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), vinculado a Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta quinta-feira (18/05) o XII Fórum de Prevenção e Combate a Violência Doméstica e Sexual Contra Crianças e Adolescentes, no auditório da UniMAX. Estiveram presentes o secretário responsável pela pasta, Décio Rocha, que também representou o prefeito na ocasião; o presidente do CMDCA, Sérgio Baptista e os vereadores, Wilson José dos Santos e Hélio Ribeiro.

Foto: Eliandro Figueira/RIC

“Esse fórum é uma forma de trazer crescimento e engajamento. Hoje é um dia para conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas. Não é uma data escolhida aleatoriamente, ela relembra um crime bárbaro que chocou o Brasil. A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) estão promovendo várias ações em uma união de esforços para reduzir estatísticas de violência contra as crianças e o fórum faz parte do cronograma”, explica o secretário, Décio Rocha, sobre a Lei Federal 9.970 de 17 de maio de 2000 que baseou a Lei municipal da lei n° 6211 de 2013.

O presidente do CMDCA, Sérgio Baptista, reforça a importância da Lei instituída no município, que dispõe ações direcionadas a prevenção e combate á violência contra crianças e adolescentes. “É um momento de aprendizado e de reflexão, em memória, a menina que originou o projeto de Lei que gerou o fórum e outros debates sobre o tema. Que todos saiamos daqui podendo ajudar e contribuir com essas crianças que estão lá fora e podendo também trazer soluções para que possamos garantir a proteção dessas crianças e adolescentes”.

No decorrer do evento aconteceu a palestra “História e marcos legais dos paradigmas de infância e adolescência” ministrada pelo Psicólogo, Gustavo de Lima Bernardes Sales, e foi abordado sobre o tema “Redes sociais, mídias e exposições a situações de violência” com o Educador Social, Alexandre Gonçalves.

Foto: Eliandro Figueira/RIC

• Redator(es): Alyne Cervo