Indaiatuba recebe programação da 21ª Semana Nacional de Museus no Casarão, Estação e Museu da Água

Eventos acontecem entre 18 a 21 de maio, são abertos à população e integram o 31º Maio Musical
16/05/2023 10:56h

Foto: Fábio Alexandre RIC/PMI

Painéis contam a história dos 30 anos do cartão postal de Indaiatuba, o Parque Ecológico

O Museu ‘Antônio Reginaldo Geiss’, no Casarão Pau Preto, vinculado ao Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Museu Ferroviário de Indaiatuba e o Museu da Água, participa da 21ª edição da Semana Nacional de Museus com o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar. As atividades acontecem entre os dias 18 a 21 de maio e integram ainda a programação do 31º Maio Musical.

A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

O tema Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar lembra-nos que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de "bem-viver".

Em sua 21ª edição, a Semana Nacional de Museus, que acontece de 15 a 21 de maio, visa ressaltar o papel fundamental destes espaços na contribuição para o bem-estar, o bem-viver e o desenvolvimento sustentável das comunidades, onde possuem papel fundamental como espaços que promovem a consciência, fortalecem as identidades e a participação cidadã.

18 de maio, às 9h – Casarão Pau Preto
Abertura da exposição itinerante 30 Anos do Parque Ecológico de Indaiatuba no espaço do Museu Antônio Reginaldo Geiss.

18 de maio, às 19h30 – Casarão Pau Preto
Apresentação do Grupo Plano de Voo com o show Paragens Brasileiras, dentro da programação do 31º Maio Musical.

19 de maio, das 9h às 12h – Museu da Água
Ação Educativa aberta ao público.

20 de maio, das 9h30 às 11h30 – Museu Ferroviário de Indaiatuba
Oficina Reciclagem de Potes de Sorvete, atividade desenvolvida para que as crianças aprendam de maneira lúdica sobre a reciclagem de materiais.
Público-alvo:
6 a 12 anos
Inscrições: (19) 3834-6319

21 de maio, às 10h – Casarão Pau Preto
Apresentação da Camerata SESI Indaiatuba, dentro da programação do 31º Maio Musical.

ENDEREÇOS

Museu ‘Antônio Reginaldo Geiss’ – Casarão Pau Preto