Indaiatuba fica em primeiro no Estudo sobre Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas

Ranking desenvolvido pelo NEC (Núcleo de Estudos das Cidades) avalia qualidade de vida das cidades
26/04/2023 15:11h

Foto: RIC/PMI

Professor Coca Ferraz e secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani, que representou o prefeito

Indaiatuba garantiu o primeiro lugar no ranking do Estudo Técnico sobre o Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte. O documento apresentado pelo NEC (Núcleo de Estudos das Cidades) – grupo constituído por professores da USP, UFSCar e Fatec, este ano avaliou a qualidade de vida nos 81 municípios do Estado de São Paulo com população acima de 100 mil habitantes. A Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani, representou o prefeito Nilson Gaspar na cerimônia de entrega do Certificado de Mérito às cidades. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), em São Carlos.

A primeira colocação geral foi conquistada no ranking de cidades com mais de 100 mil habitantes, posição garantida pela nota 9,31, e no ranking geral das cidades com mais de 200 mil habitantes, com a nota 9,43.

A avaliação foi realizada com base em 28 indicadores dos seguintes setores: Saúde, Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Mobilidade, Economia e Finanças Públicas. Foram considerados a representatividade, transparência, atualidade e confiabilidade dos itens avaliados.

Assim que tomou conhecimento do resultado do estudo, o prefeito Nilson Gaspar comentou sobre a importância dessas avaliações para o planejamento da gestão. “Com esses resultados, temos mais um indicador positivo para organizar nosso planejamento de trabalho, focando na manutenção dos projetos que estão dando certo e na criação de novos projetos para melhorar as áreas que ainda precisam de ajustes. De forma geral, esses indicadores mostram que Indaiatuba continua no caminho certo e que nossa equipe de trabalho, formada por um excelente corpo técnico de servidores municipais, está de parabéns”, resumiu Gaspar.

O professor Coca Ferraz, coordenador do NEC, declarou que os números só confirmam a qualidade de vida da cidade, que é destaque em importantes rankings nacionais. “Indaiatuba, nós todos sabemos que é umas das cidades mais avançadas, mais desenvolvidas no ponto de vista socioeconômico, no ponto de vista de qualidade de vida em todo o país, e esse estudo é um estudo numérico, objetivo, que comprova exatamente isso. Então a cidade está de parabéns”, justificou.

Para o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, que também esteve presente no evento de premiação, nenhuma cidade consegue índices como este em um ano só ou em uma gestão só. Essa é uma conquista de vários anos de trabalho. “Eu conheço e respeito Indaiatuba, que tem conquistado índices maravilhosos. Eu, no Tribunal de Contas, que acompanho a cidade a partir de outros índices, vejo mais este índice e concluo que Indaiatuba está respondendo a aspiração de sua população, porque o imposto que o cidadão paga tem que ser devolvido com obras, com mobilidade, com segurança, com saúde e educação. Parabéns à Indaiatuba e que a cidade continue assim”, ressaltou.

Classificações

Entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, Indaiatuba ficou em primeiro lugar em Educação, com nota 10; segundo lugar em Saúde e Mobilidade, também com nota 10; quinto lugar em Segurança e Finanças Públicas, ambas com nota 9,20; sexto em Economia com nota 9,20, e nono em Meio Ambiente, com nota 8,40. Além disso, a cidade ficou com a primeira colocação na avaliação do IDH tradicional (Saúde, Economia e Educação) com nota 9,73, e em IDH Verde (Saúde, Educação, Economia e Meio Ambiente), com nota 9,40.

Na avaliação dos municípios com mais de 100 mil habitantes, a cidade garantiu o primeiro lugar em Educação, com nota 10; terceiro lugar em Saúde, com nota 10; terceiro em Mobilidade, com nota 10; sexto em Economia, com nota 10; nono em Finanças, com nota 9,20; 17º em Meio Ambiente, com nota 8,40, e 25º em Segurança, com nota 7,60.  Nesse ranking, Indaiatuba ainda ficou com a primeira colocação na avaliação do IDH tradicional (Saúde, Economia e Educação), obtendo a nota com 10, e em IDH Verde (Saúde, Educação, Economia e Meio Ambiente), com nota 9,60.

De acordo com a direção do NEC, o estudo faz um comparativo do nível de desenvolvimento dos municípios paulistas de maior porte para conhecer a situação real com dados quantitativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) dos municípios e constitui uma ferramenta de grande importância para a gestão pública no âmbito municipal. O documento permite conhecer o desempenho de cada área e dos parâmetros (indicadores) que a compõem em comparação com outros municípios, bem como acompanhar a evolução do desempenho ao longo do tempo, informações de grande relevância para a alocação racional de recursos e a avaliação dos resultados das ações empreendidas.

Foto: Eliandro Figueira/RIC

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno