A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura inicia campanha para incentivar população a fazer descarte correto do lixo

Objetivo é manter a cidade limpa e evitar danos ao meio ambiente e à saúde da população
24/04/2023 16:06h


Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeitura inicia campanha para incentivar população a fazer descarte correto do lixo

Secretaria de Serviços Urbanos tem registrado um aumento de descartes irregulares nas calçadas da cidade

A Prefeitura de Indaiatuba lançou uma nova campanha com o objetivo de orientar a população sobre o descarte correto do lixo. Objetivo é evitar o acúmulo de materiais nas calçadas e áreas públicas. A partir desta semana, a campanha Cidade Limpa estará presente em outdoors, redes sociais e site da Prefeitura. A proposta é pedir o apoio dos munícipes e orientar sobre os serviços disponíveis para atender a demanda de descarte de recicláveis, móveis e equipamentos velhos e até entulhos de pequenas reformas.

Com a campanha, a Administração Municipal quer mostrar que fazer o descarte de materiais de forma correta em Indaiatuba é fácil e não custa nada, porque a Prefeitura mantém serviços gratuitos como a Operação Cata Bagulho, Ecopontos, Ilhas Ecológicas e o Projeto Bairro Limpo. Os munícipes só precisam escolher qual a opção que melhor atende suas necessidades. Mesmo assim, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente tem registrado um aumento considerável de ocorrências de lixo e entulhos depositados irregularmente em calçadas e áreas públicas.

O secretário da Pasta, Guilherme Magnusson, alerta que, além de deixar a cidade suja, entulhos e móveis velhos nas calçadas podem causar entupimentos de galerias pluviais, assorear mananciais e servir de criadouros para insetos, entre eles o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O prefeito Nilson Gaspar também reforçou que o objetivo da campanha é pedir a ajuda da população para manter a cidade limpa e despertar nos munícipes a responsabilidade com o meio ambiente. “Queremos reforçar para a população que é possível deixar a casa limpa sem sujar a cidade. A população precisa ser nossa principal aliada no trabalho de dar a destinação correta ao lixo gerado, ajudando a Prefeitura a manter a cidade limpa e, o principal, a cuidar do meio ambiente”, ressaltou.

Para complementar as peças publicitárias, no fim de semana a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente estará comandando ações de orientação nos pontos de maior movimento do Parque Ecológico, como a distribuição de sacolas para que os usuários do espaço possam colocar o lixo. “Esta ação é para incentivar as pessoas a levarem o lixo que produzem até uma das lixeiras instaladas por todo o Parque, evitando que poluam os lagos”, explicou Magnusson.

Ainda nesta semana, a Secretaria estará com uma equipe no primeiro trecho do Parque Ecológico para substituir as lixeiras danificadas e complementar com novas unidades.

Cata Bagulho

As pessoas que precisam descartar móveis e objetos velhos, madeiras e restos de podas de árvores de calçadas podem utilizar a Operação Cata Bagulho. O cronograma da coleta pode ser conferido no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br. É importante que os interessados confiram as datas da Operação, pois os materiais só deverão ser colocados na calçada no dia anterior à data marcada pela Secretaria.

O serviço é dividido por setores e a coleta é realizada de segunda à sexta-feira, exceto em feriados, a partir das 7h.

Ilha Ecológica

O município disponibiliza 38 Ilhas Ecológicas distribuídas em diferentes regiões da cidade. As “ilhas” são containeres subterrâneas com cubas aparentes onde é permitido apenas o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. No caso do vidro, a Secretaria de Serviços Urbanos orienta que seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. O modelo subterrâneo começou a ser utilizado em Indaiatuba em 2018 e o sistema é mais eficiente para inibir invasões e vandalismo.

Confira os endereços das ilhas ecológicas.

Ecoponto

O Ecoponto é um espaço mais amplo onde a população pode levar, além de todos os materiais permitidos nas Ilhas Ecológicas e no Cata Bagulho, os entulhos gerados por pequenas obras de reforma, com volume equivalente a uma caixa de água de mil litros, lixo eletrônico, pilhas e baterias. Com esse serviço, a Prefeitura tem o objetivo de inibir descartes irregulares de entulhos de construção em terrenos e áreas verdes da cidade, que prejudicam a limpeza urbana, o meio ambiente e até a saúde pública.

Atualmente, Indaiatuba disponibiliza quatro Ecopontos. No Jardim João Pioli, o espaço está localizado na avenida Artes e Ofícios; no Jardim Eldorado, o endereço é rua Reverendo Eliseu Narciso, esquina com a Rua do Badin; no Jardim Olinda, o serviço fica na esquina da rua Tamoio com a rua Valdir Ferrari; o mais novo Ecoponto entrou em operação no Jardim Nova Veneza, na rua Padre Arthur Lupurini Sampaio, esquina com rua José Vilalta. Todos eles funcionam diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos domingos e feridos.

O objetivo do projeto é reforçar o serviço de limpeza urbana, evitando que lixo e entulhos descartados de forma irregular nas ruas e calçadas causem problemas como o entupimento de bueiros ou o acúmulo de água de chuva que venham a se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, colocando a saúde dos moradores da região em risco, por isso a limpeza é importante.

Projeto Bairro Limpo

O Projeto Bairro Limpo foi lançado no ano passado com o objetivo de promover um mutirão de limpeza nos bairros. A cada mês é escolhido um bairro para receber os serviços da Operação Cata Bagulho, raspagem de sarjetas, limpeza de bueiros, capina das calçadas, roçagem e manutenção de áreas públicas. O bairro escolhido sempre é divulgado na semana anterior à ação para dar tempo aos moradores de programarem uma limpeza nas casas e quintais e descartarem os objetos que não usam mais.

O projeto já beneficiou parte do Jardim Morada do Sol, Jardim Lauro Bueno de Camargo, Jardim Carlos Aldrovandi, Jardim Brasil, Parque Residencial Indaiá, Bairro Santa Cruz, o Jardim Morumbi, Jardim Tancredo Neves, Jardim Oliveira Camargo, Veredas da Conquista e Distrito Industrial Recreio Campestre Joia.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 332

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba